Testes de faixa reversível na avenida João XXIII terão continuidade nesta semana

Secretaria de Mobilidade Urbana

29 de março de 2022
Testes da faixa reversível na avenida João XXIII terão continuidade durante a semana para verificar o comportamento do trânsito em diferentes dias (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana continuará durante esta semana os testes para a implantação de uma faixa reversível na avenida João XXIII, entre o distrito de Cezar de Souza e o Jardim Armênia. Na manhã desta terça-feira (29/03), primeiro dia da análise, os resultados foram positivos para a fluidez do trânsito sentido bairro-centro da via.

A faixa reversível funciona das 7h às 9h, no trecho da avenida João XXIII entre a linha férrea que corta a avenida e a rua Júlio Perotti. O objetivo é melhorar a circulação de veículos entre a região leste da cidade e os bairros próximos ao Centro, que apresenta problemas, principalmente durante o horário de pico da manhã.

Durante o período de testes, os técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana analisarão os impactos da medida na circulação, já que o comportamento do trânsito e dos motoristas são diferentes a cada dia. Os testes serão feitos com adequações operacionais que serão implantadas com base na observação do que ocorre na via e também análises de outros fatores, como a movimentação dos ciclistas e dos caminhões, que têm uma presença importante na avenida João XXIII, além do transporte coletivo.

No teste desta terça-feira, o resultado foi favorável para a movimentação dos motoristas que deixam Cezar de Souza em direção ao Centro. Já no sentido oposto, foi registrada lentidão na aproximação do cruzamento com a rua Júlio Perotti.

A implantação da faixa reversível na avenida João XXIII está sendo testada dentro das medidas para melhoria do fluxo de veículos entre a região leste de Mogi das Cruzes e os bairros próximos ao Centro, nos horários de pico da manhã. Dentro destas intervenções, já estão sendo operadas duas faixas reversíveis: na avenida Pedro Romero (entre Cezar de Souza e o Rodeio) e na avenida Engenheiro Miguel Gemma (entre a rua Júlio Perotti e a avenida Santa Rita).

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana lembra ainda que estão previstas intervenções estruturais para a circulação no distrito de Cezar de Souza, com o programa Viva Mogi, que prevê a construção de novas avenidas que deverão ter impacto positivo em toda a região leste da cidade. Para definir os detalhes desta questão, em estudo específico voltado à mobilidade urbana está em andamento na região de Cezar de Souza.