Testes de novos equipamentos de mobilidade urbana começam na avenida Cívica

Secretaria de Mobilidade Urbana

14 de abril de 2022
Testes com equipamentos de tecnologia em mobilidade urbana serão realizados na avenida Cívica e o local foi escolhido para para problemas à mobilidade urbana da cidade (Divulgação)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia neste sábado (16/04) os testes de equipamentos de mobilidade urbana, que compreendem unidades de fiscalização eletrônica e de informação ao usuário, na avenida Cívica. O trabalho começa com a implantação dos equipamentos pelo consórcio responsável. Na sequência, serão feitos os testes e a previsão é que eles ocorram até o final deste mês.

A medida faz parte dos procedimentos necessários para a assinatura do contrato entre a Prefeitura e o Consórcio Segurança e Fluidez, que apresentou a melhor proposta do certame licitatório.

Durante este período, serão testados os tipos de equipamentos de fiscalização eletrônica que serão utilizados durante a execução do contrato, as câmeras de acompanhamento de tráfego e o painel eletrônico que apresentará informações sobre trânsito e mobilidade urbana para a população.

“A avenida Cívica foi escolhida como local para os testes para evitar problemas à mobilidade urbana e aos motoristas. Quem passar por lá pode ficar tranquilo porque os equipamentos não farão fiscalização, nem emitirão autuações”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

Ela explicou ainda que, diferentemente do contrato anterior, o processo atual trata da contratação de serviços de tecnologia a serem utilizados na mobilidade urbana do município. Dentro deste novo conceito, a fiscalização eletrônica será apenas uma parte deste trabalho, e não mais o único serviço prestado. “É importante destacar também que não haverá ampliação no número de pontos de fiscalização, nem a utilização do radar estático, popularmente conhecido como móvel”, disse a secretária.

O fornecimento de soluções de inteligência viária, câmeras de monitoramento viário, painéis para alertas e mensagens para os motoristas, tecnologia para o transporte coletivo e a operação de uma central informatizada de trânsito, estão dentro do escopo da nova contratação que, entre outras ações previstas, trará a modernidade, a atualização tecnológica e a agilidade necessárias para uma gestão inteligente e inclusiva da mobilidade urbana.