Cidadãos podem solicitar troca de lâmpadas por link no site da Prefeitura

Secretaria de Obras

28 de abril de 2021
Trabalho de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por modelos LED foi realizado no início deste ano, no Mogilar e no Rodeio (Divulgação/PMMC)

Os mogianos podem solicitar a troca de lâmpadas queimadas por um link no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde é possível apontar com precisão a rua e o poste com problema, ou então pelos canais de solicitação de serviços disponíveis ao cidadão (telefone 156, opção 5). Clique aqui para ter acesso ao site e solicitar a manutenção.

A rede de iluminação pública é de responsabilidade da empresa EDP, que fornece a energia e o sistema de transmissão. A Prefeitura responde pelo trabalho de manutenção de lâmpadas e de braços (troca de peças queimadas e reparos nos suportes). Para isso, a Administração Municipal possui uma empresa contratada que realiza todo o serviço de campo.

O trabalho de manutenção é realizado a partir de rondas feitas pelas equipes técnicas da empresa, além das solicitações abertas pelos cidadãos a partir do site da Prefeitura e dos pedidos de manutenção registrados na Ouvidoria.

Mogi das Cruzes possui 45,6 mil pontos de iluminação pública. Mensalmente, os pedidos de manutenção giram em torno de 3% a 4% do total de pontos da rede. Em janeiro deste ano, foram 1.404 ordens de serviço cumpridas. Já em fevereiro, o número foi de 1.277 manutenções e em março, o balanço aponta 1.503 ações de reparo.

Modernização

A rede de iluminação pública vem sendo modernizada constantemente pela Secretaria Municipal de Obras. Este ano, por exemplo, foi realizado um trabalho de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por modelos LED no Mogilar e no Rodeio. No total, foram substituídas 514 luminárias nas avenidas Lothar Waldemar Hoehne, José Meloni, Manoel de Oliveira, Carlos Baratino, Yoshiteru Onishi e Carlos Ferreira Lopes

A ação foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a EDP. A cidade foi contemplada na Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O investimento total no projeto foi de R$ 742 mil.

Mais eficientes, econômicas e duradouras, as lâmpadas LED proporcionam uma redução no consumo de energia. Como os modelos LED possuem maior fluxo luminoso e luz clara, contribuem para melhorar a a segurança pública. As características dos LEDs ajudam na identificação de pessoas, veículos ou objetos pelas câmeras de monitoramento, além de oferecerem maior conforto visual aos cidadãos.