Com investimento de R$ 1,9 milhão, Vila Nova União receberá nova unidade de saúde da família

Secretaria de Obras

20 de abril de 2021
Unidade de saúde funcionará em prédio com 600,88 metros quadrados de área construída, com previsão de 2 mil atendimentos/mês (Divulgação/SMO)

A Vila Nova União receberá em breve uma nova unidade de saúde que vai melhorar o atendimento em toda a região, incluindo os bairros vizinhos. As obras da Estratégia Saúde da Família (ESF) – nova nomenclatura utilizada pelo Governo Federal para as conhecidas Unidades de Saúde da Família – estão em fase de acabamento. São R$ 1.962.600,82 em investimento em um prédio novo, com 600,88 m2 de área construída, em um terreno com 2.212,25 m2. A capacidade de atendimento será para até 1,2 mil famílias, num total de 4,5 mil pessoas, com previsão de 2 mil procedimentos por mês. 

A secretária municipal de Obras, Leila Alcântara Galvão, explica que as obras estão praticamente concluídas, restando apenas detalhes de acabamento. ”É um edifício moderno e bem projetado, que oferecerá conforto e ótimas condições de trabalho para os funcionários e de atendimento para os pacientes. Como a área da construção civil é considerada essencial na pandemia, nós mantivemos todas as obras públicas em andamento, zelando pelo cumprimento das medidas sanitárias e mantendo um acompanhamento permanente junto às empresas contratadas”, explica.

A nova unidade de saúde funcionará ao lado do Posto de Saúde da Vila Natal, na avenida Coronel Cardoso de Siqueira, que também recebeu reforma, manutenção e pintura. A localização estratégica das duas unidades tem como objetivo atender a comunidade por meio da reorganização da Atenção Básica com base nos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A previsão é de que trabalhem no local 13 profissionais (1 médico, 1 dentista, 1 auxiliar de saúde bucal, 2 técnicos de enfermagem, 1 auxiliar administrativo, 1 técnicos de farmácia e 6 agentes comunitários). O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas.

Entre os procedimentos previstos estão consultas, pré-natal, avaliação antropométrica, coleta de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto, aferição de pressão arterial, temperatura, grupos educativos, planejamento familiar, visitas domiciliares e encaminhamentos.