Inaugurada Viela da Esperança, obra em parceria com a comunidade

Secretaria de Obras

12 de julho de 2019

Fica no Jardim Aeroporto III a Viela da Esperança, revitalizada e inaugurada nesta sexta-feira (12/07), com a participação de cerca de 300 pessoas. “Mais do que a interligação das ruas Vasco Cinquini e Kazumo Sumizono, é uma potente mostra de cidadania! Representa a força da comunidade, impulsionada por uma instituição de enorme importância social”, definiu o prefeito Marcus Melo, ao falar da parceria entre Prefeitura de Mogi das Cruzes, Instituto Anna de Moura e moradores para concretização das melhorias.

Localizada em área próxima ao Instituto Anna de Moura, a Viela da Esperança ganhou piso novo, muros recuperados, sistema de iluminação, quatro floreiras e placas de identificação, como resultado do trabalho da Prefeitura. Já as paredes exibem a reprodução de desenhos feitos pelos vencedores do concurso realizado pela instituição fundada há 81 anos, que assiste 350 crianças e adolescentes com ensino profissionalizante, alimentação, esportes e atividades socioculturais.

“É um orgulho trazer ao bairro um ambiente limpo e agradável, que a comunidade tome como seu, do jeito que apregoa a gestão Marcus Melo. Com o apoio do prefeito, tudo fica mais fácil!”, resumiu o presidente do Instituto Anna de Moura, Elias  Tomé da Silva Pires, ao agradecer Melo, o vice-prefeito Juliano Abe, assim como todos os colaboradores da Prefeitura, além da Câmara Municipal, representada pelo vereador Edson Santos.

A importância de uma obra não se mede pelo seu tamanho nem pelo seu custo, como ponderou Juliano Abe, ao lembrar que a Viela da Esperança foi catalogada pelo prefeito como uma das principais da Administração Municipal. “É porque é uma realização com a participação efetiva da comunidade. As pessoas se envolveram com o trabalho, se doaram para torná-la real”, explicou.

Para consolidar a relação de identidade estabelecida entre a comunidade local e o novo espaço, o nome Viela da Esperança foi escolhido numa enquete promovida entre alunos e moradores, na página do Instituto numa rede social. “O Anna de Moura despertou a cidadania”, classificou o vereador Edson Santos. Os valores mais nobres, escolhidos pelas crianças, estão expressos nos desenhos reproduzidos nos muros da passagem, que enaltecem o amor, a família e Deus, ressignificando a palavra esperança.

Na área do Instituto – que soma 3,9 mil metros quadrados construídos –, o evento confirmou a prerrogativa da organização de valorizar a comunidade. Moradores tiveram espaço gratuito para comercializar salgados, doces, artesanato, frutas, temperos, roupas, calçados e outros itens, ampliando a renda familiar. Ou seja, foi um estímulo à economia local. Ao mesmo tempo, havia serviços gratuitos, como corte de cabelo. A Prefeitura ofereceu medição de pressão e teste de glicemia, por meio da Unidade Saúde da Família (USF) do Jardim Planalto, e atendimentos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jardim Layr.

A festa foi animada pela Banda Marcial da instituição, com a participação de dirigentes e integrantes do Anna de Moura e do Instituto Amor Misericordioso, além de outras autoridades  municipais, como o vereador Pedro Komura. (Mel Tominaga)