Obra de esgotamento no Botujuru deve ser concluída em 2020

Secretaria de Obras

11 de novembro de 2019

As obras de esgotamento sanitário do Botujuru e Cezar de Souza chegam a 60% de execução e devem ser concluídas em 2020. É a maior obra de coleta e tratamento de esgoto em andamento na cidade, com um investimento de R$ 26 milhões. No total, serão implantados 45 quilômetros de redes de esgoto, 2.760 ligações prediais, 3.500 novas ligações prediais ao término da obra, 6 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), 4.000 metros de linhas de recalque (bombeamento) e 4.500 metros de coletores-tronco.

Como os coletores e estações elevatórias terão de passar por terrenos particulares, a Prefeitura teve dificuldade para conseguir autorização dos proprietários dessas áreas. Outra espera foi pela obtenção de licenças ambientais.

Além da topografia, dos licenciamentos e desapropriações, outro fator que precisou ser superado foram adaptações necessárias ao projeto, e como a obra tem recursos do Governo Federal, foi necessário submeter essa reprogramação à Caixa Econômica Federal, para nova aprovação.

A população beneficiada é de 35 mil pessoas, nos bairros do Botujuru, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Granja Anita e Conjunto Jefferson. Neste último bairro, o sistema já entrou em operação.

No início deste ano, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e a Prefeitura fizeram a interligação da rede de esgoto do conjunto, o que possibilitou a desativação da estação de tratamento do bairro. Com isso, os efluentes passaram a ser enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza, com utilização de um sistema mais moderno.

Além do Botujuru, o Semae e a Prefeitura investem em outras obras de esgotamento sanitário, como a implantação de um sistema autônomo de coleta, condução e tratamento de esgoto em Sabaúna, que está em fase final; reforma e modernização da Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, em Jundiapeba, e elaboração de projetos para sistemas de esgotamento sanitário nos núcleos isolados de Biritiba Ussú, Chácara Guanabara, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Parque Varinhas, Quatinga, Taiaçupeba e Vila Mathias (Sabaúna). Após a conclusão dos projetos, o Semae buscará recursos para as obras.

A Cidade é Aqui

A Prefeitura realiza nesta terça-feira (12/11), às 19 horas, mais uma edição do Programa “A Cidade é Aqui”, que será no Botujuru, no Cempre Professor José Limongi Sobrinho (rua Felipe Sawaya, 595). Durante a reunião de trabalho, o prefeito Marcus Melo e os secretários municipais conversam com os moradores, apresentando as ações da Administração Municipal e tirando dúvidas do público presente. As solicitações são encaminhadas diretamente aos secretários, para encaminhamento de providências. Leia mais aqui.