Prefeitura inicia obra do Centro de Convenções do Parque Leon Feffer

Secretaria de Obras

11 de agosto de 2020
Inaugurado em 2002, Parque Leon Feffer receberá Centro de Convenções com investimento de R$ 2 milhões, vindo do Ministério do Turismo (Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início,nesta terça-feira (11/08), às obras do Centro de Convenções e Eventos, que será construído no local. Com investimento de R$ 2.025.882,44 e prazo de execução de 12 meses, o equipamento terá 1.080 metros quadrados e será um novo espaço para receber eventos da variada programação cultural de Mogi das Cruzes. Os recursos são do Ministério do Turismo, repassados ao município a partir de uma emenda do ex-deputado federal mogiano Junji Abe.

Os recursos que garantirão o Centro de Convenções fazem parte do total de R$ 35,5 milhões em verbas federais e estaduais garantidas por Junji para Mogi das Cruzes ao longo de 4 anos e 11 meses (fevereiro de 2011 a janeiro de 2015, e fevereiro de 2018 a janeiro de 2019) como deputado federal. Foram beneficiadas áreas como saneamento, pavimentação, drenagem, saúde e transportes, entre outras

Junji falou sobre a importância da obra e relembrou a construção do Parque Leon Feffer. Inaugurado em 2002, tornou-se o primeiro parque urbano da história de Mogi das Cruzes. “Foi algo emblemático. A cidade tinha o Parque Municipal, que já não podia receber visitas como um espaço urbano naquela época e era dedicado à educação ambiental. Então, procurando áreas, identificamos um espaço apropriado, que estava abandonado e com cavas de mineração. Sua ótima localização, às margens do Rio Tietê, foi mais um requisito positivo para a construção do novo parque, e a homenagem à família Feffer completou o processo que resultou na criação do Parque Leon Feffer”, recordou Junji.

A empresa vencedora da licitação pública para a construção do Centro de Convenções foi a Piacon Construtora. O equipamento será construído próximo ao estacionamento e terá área de 1.084 metros quadrados. A edificação terá dois blocos, sendo um grande galpão – o salão de eventos – com altura interna livre (pé-direito) de 6,25 metros e área de 750 metros quadrados, além de um bloco mais baixo para as áreas de apoio. Esse segundo bloco terá entrada coberta, hall e sanitários públicos (com acessibilidade), cozinha e áreas de apoio, depósito e vestiários de funcionários.

Viveiro de Mudas e Polícia Ambiental

Reaberto ao público desde desde o dia 20 de julho, o Parque Leon Feffer funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e possui medidas de segurança reforçadas de prevenção contra o coronavírus, como pontos de distribuição de álcool gel, controle de público na entrada (máximo de 800 pessoas por dia) e faixas de orientação ao público. Além disso, o parque vem incorporando novos equipamentos ao longo dos anos. Além do Viveiro de Mudas, reaberto em 2018 e que proporciona espécies gratuitas à população, o Leon Feffer passou a abrigar em julho a 5ª Companhia da Polícia Ambiental, que se mudou para la após deixar a antiga sede, localizada no Centro Esportivo do Socorro, cuja área foi disponbilizada para o Sesc.

A localização estratégica do parque foi um ponto decisivo para a escolha da nova sede pela Polícia Ambietal, pois permite um rápido deslocamento para qualquer ponto da região, além de proporcionar acesso às principais vias do Alto Tietê, como a SP-66, a Avenida das Orquídeas, a Mogi-Dutra e mesmo a rodovia Mogi-Bertioga.

Outro equipamento importante que funciona no Leon Feffer é o Viveiro de Mudas. Por conta da pandemia, a doação de mudas do Programa Mogi Mais Verde vem acontecendo por agendamento. Basta o cidadão fazer a solicitação e preencher a documentação, o que pode ser feito por via digital. O telefone para informações, que também pode ser utilizado como whatsapp, é o 4798-5959. As espécies mais procuradas são araçá, ipê, jatobás, aroeira-pimenteira, aroeira-salsa, cedro, jacarandá-mimoso, ingá, manacá-da-serra, paineira, pau-brasil, pitanga, quaresmeira, goiabeira e gabiroba, entre outras. (Marco Aurélio Sobreiro)