Região do Mogilar e Rodeio receberá 514 lâmpadas LED, mais eficientes e econômicas

Secretaria de Obras

15 de janeiro de 2021
Trabalho de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por modelos LED começou esta semana, na avenida Manoel de Oliveira (Divulgação/PMMC)

Teve início esta semana o trabalho de substituição de 514 luminárias de vapor de sódio por modelos LED na região do Mogilar e do Rodeio. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a EDP. A cidade foi contemplada na Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A troca das lâmpadas começou pela avenida Manoel de Oliveira e a responsável técnica pela execução do serviço é a empresa Energisa. O investimento total no projeto será de R$ 742 mil.

A secretária municipal de Obras, Leila Alcântara Galvão, explica que as lâmpadas LED são mais eficientes e econômicas, o que proporciona uma redução no consumo de energia. O projeto estima uma economia de 23% após a troca das 514 lâmpadas. Serão beneficiadas as avenidas Lothar Waldemar Hoehne, José Melone, Manoel de Oliveira, Carlos Baratino, Yoshiteru Onishi e Carlos Ferreira Lopes (veja tabela detalhada no final do texto)

A iluminação LED contribui para melhorar a segurança pública, uma vez que os modelos possuem maior fluxo luminoso e oferecem luz clara, auxiliando na identificação de pessoas, veículos ou objetos pelas câmeras de monitoramento, além de oferecerem maior conforto visual aos cidadãos. A substituição das lâmpadas deve ocorrer em 30 dias, mas pode haver alterações por conta do clima – as chuvas constantes de verão dificultam a execução do trabalho.

Avenidas beneficiadas e número de luminárias LED

- Avenida Lothar Waldemar Hoehne (trecho 1): 276
- Avenida Lothar Waldemar Hoehne (trecho 2): 8