Secretaria de Obras e Infraestrutura
A reunião com comerciantes estabelecidos na região da Praça Sacadura Cabral, sobre as obras de construção da passagem subterrânea, será realizada na terça-feira, dia 21 de julho, às 9 horas, na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes. Será uma oportunidade para os lojistas conhecerem o projeto em detalhes, com a presença de técnicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Com investimento de R$ 128,8 milhões, a obra é a maior intervenção na área de mobilidade urbana na área central da cidade e facilitará a travessia entre duas regiões da cidade que hoje são separados pela linha férrea.
Na sexta-feira, técnicos da Secretaria Municipal de Obras e representantes das empresas que possuem fiações na região da Praça Sacadura Cabral reuniram-se em frente ao Ciarte para uma análise de campo sobre as redes existentes na região. O trabalho é o primeiro passo de um estudo que apontará como a fiação será disposta durante o transcorrer das obras. Compareceram ao local os representantes da NET, EDP Bandeirante, GVT, Algar, 76 Telecom e Vivo. O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, também esteve no local.
O Semae trabalhou durante toda a semana na área. Após as sondagens feitas no final de semana passado, que identificaram todas as redes de água e esgoto que existem na região, os técnicos da equipe de topografia estiveram nas ruas da região e começaram a planejar os ajustes necessários nos poços de visita (sistemas da rede de esgoto) e já prepararam a instalação dos três registros que serão implantados para setorizar a região. O diretor-adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira, lembrou que a instalação dos registros ocorrerá nas próximas semanas.
Já o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, explica que estes e outros detalhes operacionais da obra serão explicados aos comerciantes durante a reunião de terça-feira. "Como será uma intervenção urbana de grande porte, é muito importante que todo o trabalho seja apresentado aos comerciantes. Eles terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer cada etapa do trabalho. É claro que um trabalho assim trará transtornos temporários, mas é preciso haver a compreensão de que a obra representará uma transformação significativa para todo o município, com benefícios nas áreas de transporte e mobilidade urbana", explica.
A construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral será realizada pelo Consórcio Viário Mogi, formado pelas empresas Engeform Construção e Comércio Ltda e Serveng Civilsan S/A. A previsão é que os serviços aconteçam em 24 meses. O projeto prevê dois túneis que irão transpor a linha férrea. Um deles, com extensão de 426 metros, ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros. O outro, com 298 metros, fará a conexão entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já a parte de cima, a atual praça Sacadura Cabral terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres.
A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da região central da cidade. As transposições das ruas Doutor Deodato Wertheimer e Presidente Campos Salles também deverão ser desativadas. No projeto da nova região central, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Estas intervenções ficarão a cargo da companhia estadual. A seleção da obra para receber recursos do Governo Federal deveu-se à sua importância para a cidade, à saúde financeira do município e à qualidade do projeto. (MAS)