Secretaria de Saúde e Bem-Estar
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes atendeu a uma ocorrência envolvendo um urubu jovem, encontrado em uma praça urbana do município, nesta terça-feira (14/10).
O animal, que provavelmente havia deixado o ninho pela primeira vez e ainda não sabia voar, estava no chão, o que gerou preocupação entre os moradores das proximidades. Como a área é bastante movimentada, havia risco de atropelamento do animal.
Segundo a equipe do CCZ, o urubu não apresentava ferimentos. No entanto, por ainda não ter aprendido a voar completamente, ele permaneceria no solo e seria naturalmente cuidado pelos pais. Devido aos riscos do ambiente urbano, a equipe realizou o resgate para garantir a segurança do animal até que ele possa voar e se manter por conta própria.
O veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, reforça que o trabalho do CCZ busca preservar a fauna silvestre e evitar acidentes. “Muitas vezes, os animais que aparecem em áreas urbanas estão apenas desorientados ou em processo de crescimento. Nessas situações, o ideal é não tentar capturá-los e acionar as equipes especializadas para garantir um manejo seguro e responsável”, destacou.
O CCZ orienta a população a nunca manusear animais silvestres, já que eles podem reagir de forma imprevisível e causar acidentes.
A população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones (11) 4798-6785 ou 4798-6917.