Apresentações marcaram o encerramento da segunda edição do Projeto de Recuperação de Férias

Secretaria de Educação

27 de janeiro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

Alunos da E.M. Coronel Almeida, no Centro, apresentaram nesta quinta-feira (26/01), um teatro sobre o clássico “O Mágico de Oz”. A atividade fez parte do encerramento da segunda edição do Projeto de Recuperação de Férias, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. A escola foi uma das 20 unidades escolares que participou da iniciativa com o objetivo de recompor, recuperar e ampliar as aprendizagens dos estudantes do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, antes e após o período pandêmico.

Na E.M. Vereadora Astréa Barral Nébias, em Jundiapeba, os alunos escolheram um teatro musical para apresentar o que aprenderam durante o projeto. Para a professora Michelle Alencar de Araújo Dantas, o projeto foi além da aprendizagem do conteúdo. “Eu tenho essa concepção de que a gente aprende brincando. As crianças chegaram tímidas e por meio do teatro, elas começaram a falar e demonstrar mais as suas emoções”, disse. 

O teatro foi um dos preferidos dos alunos. “Gostei mais da apresentação, mas também de vir para cá, brincar e estudar com as professores”, disse Manuelly Cristina Borges Martins, aluna do 4º ano, da EM Coronel Almeida. As mães destacaram a evolução dos alunos. “Achei muito legal o projeto. Meu filho estava com um pouco de dificuldade na fala e melhorou com as aulas de teatro”, disse Emily Nosawa, mãe do aluno Luiz Gabriel da Silva Cruz, de 10 anos, da mesma escola. 

Na área de Matemática, o uso da plataforma Matific e de atividades lúdicas desenvolvidas pelos professores contribuíram para o desenvolvimento dos alunos. “A proposta dos jogos matemáticos vieram ao encontro das necessidades das crianças avançarem no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de forma lúdica, valorizando cada avanço ao longo do processo”, explicou a técnica do Departamento Pedagógico (Deped), Adriana Cunha. 

O projeto de Recuperação de Férias foi realizado entre os dias 9 e 26 de janeiro, com crianças selecionadas pelas escolas que aderiram à iniciativa. “O projeto foi estruturado para atender crianças em diferentes níveis de desenvolvimento, e pensando nos impactos da pandemia na aprendizagem, foi também incluída a Alfabetização”, explicou a técnica pedagógica, Luciana Campos Barbosa. A recuperação contava inicialmente com o "Teatro de Leitores" e as ações envolvendo Matemática.

Todas as aulas nas escolas participantes foram planejadas por dois professores (um titular e um apoio), sob a coordenação do Deped, responsável pela formação dos professores e acompanhamento das atividades. Os encontros formativos tiveram como foco os estudos e práticas mais interativas e dinâmicas para que a aprendizagem fosse bastante significativa para os alunos.

As atividades aconteceram em unidades do Oropó, Jundiapeba, Centro, Braz Cubas, César de Souza, entre outros bairros. A iniciativa faz parte do programa “Aprender mais e ninguém para trás”, que está estruturado em três eixos: recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens, desenvolvido desde o ano passado pela rede municipal de ensino e formalizado como política pública da gestão municipal.