Apresentações marcaram o encerramento da segunda edição do Projeto de Recuperação de Férias

27 de janeiro de 2023
Os alunos, a equipe da escola e do Deped da Secretaria de Educação no encerramento das atividades do projeto na EM Vereadora Astréa Barral Nébias. (Divulgação/PMMC)

Alunos da E.M. Coronel Almeida, no Centro, apresentaram nesta quinta-feira (26/01), um teatro sobre o clássico “O Mágico de Oz”. A atividade fez parte do encerramento da segunda edição do Projeto de Recuperação de Férias, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. A escola foi uma das 20 unidades escolares que participou da iniciativa com o objetivo de recompor, recuperar e ampliar as aprendizagens dos estudantes do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, antes e após o período pandêmico.

Na E.M. Vereadora Astréa Barral Nébias, em Jundiapeba, os alunos escolheram um teatro musical para apresentar o que aprenderam durante o projeto. Para a professora Michelle Alencar de Araújo Dantas, o projeto foi além da aprendizagem do conteúdo. “Eu tenho essa concepção de que a gente aprende brincando. As crianças chegaram tímidas e por meio do teatro, elas começaram a falar e demonstrar mais as suas emoções”, disse.

O teatro foi um dos preferidos dos alunos. “Gostei mais da apresentação, mas também de vir para cá, brincar e estudar com as professores”, disse Manuelly Cristina Borges Martins, aluna do 4º ano, da EM Coronel Almeida. As mães destacaram a evolução dos alunos. “Achei muito legal o projeto. Meu filho estava com um pouco de dificuldade na fala e melhorou com as aulas de teatro”, disse Emily Nosawa, mãe do aluno Luiz Gabriel da Silva Cruz, de 10 anos, da mesma escola.

Na área de Matemática, o uso da plataforma Matific e de atividades lúdicas desenvolvidas pelos professores contribuíram para o desenvolvimento dos alunos. “A proposta dos jogos matemáticos vieram ao encontro das necessidades das crianças avançarem no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de forma lúdica, valorizando cada avanço ao longo do processo”, explicou a técnica do Departamento Pedagógico (Deped), Adriana Cunha.

O projeto de Recuperação de Férias foi realizado entre os dias 9 e 26 de janeiro, com crianças selecionadas pelas escolas que aderiram à iniciativa. “O projeto foi estruturado para atender crianças em diferentes níveis de desenvolvimento, e pensando nos impactos da pandemia na aprendizagem, foi também incluída a Alfabetização”, explicou a técnica pedagógica, Luciana Campos Barbosa. A recuperação contava inicialmente com o "Teatro de Leitores" e as ações envolvendo Matemática.

Todas as aulas nas escolas participantes foram planejadas por dois professores (um titular e um apoio), sob a coordenação do Deped, responsável pela formação dos professores e acompanhamento das atividades. Os encontros formativos tiveram como foco os estudos e práticas mais interativas e dinâmicas para que a aprendizagem fosse bastante significativa para os alunos.

As atividades aconteceram em unidades do Oropó, Jundiapeba, Centro, Braz Cubas, César de Souza, entre outros bairros. A iniciativa faz parte do programa “Aprender mais e ninguém para trás”, que está estruturado em três eixos: recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens, desenvolvido desde o ano passado pela rede municipal de ensino e formalizado como política pública da gestão municipal.