Campanha de Vacinação contra a poliomielite termina nesta sexta-feira, dia 28

Secretaria de Saúde

25 de outubro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias para receber a vacina contra a paralisia infantil deve procurar uma unidade de saúde mais próxima nesta semana. A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite termina na sexta-feira (28/10) em Mogi das Cruzes e a imunização é fundamental para proteção das crianças e para evitar a volta da doença em nosso país. 

A vacina ministrada durante a campanha é em gotas e está disponível em qualquer Posto de Saúde ou unidade da Estratégia Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. É necessário levar a caderneta de vacinação para conferência e documento pessoal da criança. 

Apesar de amplos esforços, o índice de cobertura da vacinação contra a paralisia infantil em Mogi das Cruzes está abaixo de 60% - o Ministério de Saúde preconiza 95%. O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, bem como garantir que os jovens recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). “É fundamental que os responsáveis levem suas crianças ao Posto de Saúde mais próximo para receberem a vacinas contra paralisia infantil e também para verificar eventuais necessidades de atualização de outras doses”, alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes. 

Na próxima semana, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, as unidades de saúde estarão fechadas. No dia 31/10, devido ao Dia do Servidor Público (que foi transferido de 28 para 31) e nos dias 01 e 02/11 por conta do Dia de Finados. O atendimento à população será retomado na quinta-feira (03/11).