Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e atualização de cadernetas começa na 2ª feira

Secretaria de Saúde

03 de agosto de 2022
Posto de Saúde do Botujuru passará por obras de reforma e ampliação que exigirão a mudança temporária dos atendimentos

Entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a edição 2022 da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias e também a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O atendimento ocorrerá em livre demanda, sem necessidade de agendamento. 

No dia 20 de agosto, sábado, está prevista a realização do Dia ‘D’ de Vacinação, com todas as unidades abertas das 8 às 17 horas. 

O objetivo das campanhas é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, bem como garantir que os jovens recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). “É fundamental que os responsáveis levem suas crianças e adolescentes aos Posto de Saúde mais próximo para receberem as vacinas e realizarem a atualização da situação vacinal”, alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes. 

As campanhas serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para ser vacinado, basta comparecer ao local levando documento e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente e comprovantes de vacinação contra a Covid-19, se tiver.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Para a multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme a situação vacinal de cada um.

COMO FICARÁ O AGENDAMENTO DAS VACINAS CONTRA A COVID 19 PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PERÍODO DA MULTIVACINAÇÃO - Durante o período da Campanha de Multivacinação em livre demanda, as crianças e adolescentes de 5 a 14 anos que estiverem com a vacina de Covid em atraso poderão atualizar a dose necessária, desde que apresentem a caderneta de Covid e documentos necessários. 

 - ADOLESCENTES DE 12 - 17 ANOS:  Será mantido agendamento para os adolescentes que precisem de 1ª, 2ª ou 3ª dose e, no dia agendado, o adolescente de até 14 anos e 11 meses, poderá também atualizar suas vacinas de rotina (mediante apresentação da caderneta de vacinação de rotina para ser avaliada).

- CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS: Será mantido agendamento de Pfizer pediátrica (1ª ou 2ª dose) e, no dia agendado, a criança também poderá atualizar suas vacinas de rotina (devendo apresentar a caderneta de vacinação de rotina para ser avaliada) 

- CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS: O município começou a disponibilizar a vacinação conforme a liberação do uso da vacina CORONAVAC  para essa idade, mas o estoque necessário para atender este público ainda não foi enviado pelo Estado. Por este motivo, a vacinação será disponibilizada aos poucos, conforme doses disponíveis, e neste momento, essa faixa etária não poderá receber a vacina contra a Covid-19 em livre demanda, somente com agendamento. No dia agendado, a criança de 3 e 4 anos poderá também receber a vacina contra paralisia infantil e a atualizar suas vacinas de rotina (devendo apresentar a caderneta de vacinação de rotina para ser avaliada).


Serviço
Período da campanha: 8 de agosto a 9 de setembro
Local: Unidades Básicas de Saúde
De segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas
 
Vacinação contra a Poliomielite
Público-alvo: crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias
 
Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação
Público-alvo: crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias

Anexos