Doadoras do Banco de Leite recebem homenagem na Câmara Municipal

Secretaria de Saúde

12 de maio de 2022
Câmara Municipal realizou evento em homenagem às doadoras do Banco de Leite Humano (foto: Divulgação/CMMC)

O secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior, e a coordenadora do Banco de Leite Humano, Rosângela Cunha, acompanhados da equipe técnica, participaram, nesta quarta-feira (11/05), da cerimônia de entrega do diploma de Honra ao Mérito às doadoras Cíntia Caroline Barbosa e Danielle Miki Iwao. O evento foi realizado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes em cumprimento ao Decreto Legislativo 123/2021.

O evento, de iniciativa do vereador Edson Santos, iniciou as comemorações pelo Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio. Nesta quinta (12), a equipe do Banco de Leite realiza palestra no Rotary Club. 

“O leite materno não é bom só para a saúde, mas também para o bem-estar do bebezinho. Também contribui para o desenvolvimento sustentável global, isto é, faz bem para o planeta. Afinal, o leite artificial que chamamos de fórmula exige muita água e sua fabricação requer as latas, prejudiciais ao meio ambiente”, explicou Rosângela, durante a solenidade. 

O secretário municipal de Saúde elogiou o trabalho do Banco de Leite Humano. “Eu quero enaltecer o trabalho da doutora Nenê e da sua equipe. Gostaria de parabenizar vocês pelo excelente trabalho”, disse. “O leite materno previne doenças, reduz a mortalidade infantil e garante diversos benefícios para mãe e bebê”, acrescentou.

A data representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, atuando também como uma iniciativa à promoção do aleitamento materno. “Muitas mães não têm leite suficiente para amamentar. Por isso, é importante prestar esse carinho, reconhecer a sensibilidade em fazer essa importante doação. Também acredito que uma solenidade possa estimular novas mulheres a se tornarem doadoras”, explicou o vereador. 

Leite Materno

O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

O leite humano é um líquido complexo que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), além de fatores moduladores de crescimento. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

Mogi das Cruzes conta com o Banco de Leite Humano, que incentiva e presta orientações práticas para as mães amamentarem seus bebês. Além disso, a equipe faz a coleta de leite doado para alimentar crianças prematuras na Santa Casa. 

O Banco de Leite fica na Rua Manuel de Oliveira, 30 – Mogilar (prédio do Pró-Mulher) e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30. Informações: 4798-7343.