Membros para a gestão 2022/2024 do Conselho de Promoção da Igualdade Racial tomam posse

Secretaria de Assistência Social

27 de setembro de 2022

Os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) para a gestão 2022/2024 tomaram posse na noite desta segunda-feira (26/09), em solenidade realizada no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A cerimônia contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli e também com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, à qual o Conselho está vinculado.

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, falou sobre a luta contra a discriminação racial e o papel da Assistência Social nesse cenário. “A política da Assistência Social existe para que todos tenham direito e acesso à saúde, à educação, à cultura, ao lazer, ao trabalho e à moradia. Assim, o combate à discriminação e a defesa dos princípios de equidade, de tolerância e de respeito às diferenças também são lutas nossas”, pontuou, desejando boa sorte a todos os novos empossados.

O Conselho Municipal de Igualdade Racial é composto por 32 membros, sendo 16 representantes do poder público e 16 da sociedade civil. Pela parcela da sociedade civil, estão nele representadas as organizações Associação Cursinho Popular “Maio de 68”, Associação pela Promoção da Cidadania e Solidariedade – Makuba, as entidades culturais Associação Amigos das Fanfarras Independentes de Mogi das Cruzes (AAFIM) e Associação Fórum Mogiano LGBT, as entidades religiosas Mitra Diocesana e Ile Odo Fadaka A Se Iyalode e os sindicatos dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo e dos/das Funcionários/as da Educação do Estado de São Paulo (AFUSE).

Criado pela Lei nº 6.846, de 22 de outubro de 2013, que também instituiu Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial e regulamentado pelo decreto nº 13.782, de 19 de novembro de 2013, o COMPIR tem por objetivo contribuir na formulação, na implementação e no monitoramento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Mogi das Cruzes. Trata-se de um órgão deliberativo, normativo, monitorador, fiscalizador e avaliador das políticas que visem à promoção da igualdade racial.