Membros para a gestão 2022/2024 do Conselho de Promoção da Igualdade Racial tomam posse

27 de setembro de 2022
Membros para a gestão 2022/2024 do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tomaram posse em solenidade realizada nesta segunda-feira

Os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) para a gestão 2022/2024 tomaram posse na noite desta segunda-feira (26/09), em solenidade realizada no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A cerimônia contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli e também com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, à qual o Conselho está vinculado.

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, falou sobre a luta contra a discriminação racial e o papel da Assistência Social nesse cenário. “A política da Assistência Social existe para que todos tenham direito e acesso à saúde, à educação, à cultura, ao lazer, ao trabalho e à moradia. Assim, o combate à discriminação e a defesa dos princípios de equidade, de tolerância e de respeito às diferenças também são lutas nossas”, pontuou, desejando boa sorte a todos os novos empossados.

O Conselho Municipal de Igualdade Racial é composto por 32 membros, sendo 16 representantes do poder público e 16 da sociedade civil. Pela parcela da sociedade civil, estão nele representadas as organizações Associação Cursinho Popular “Maio de 68”, Associação pela Promoção da Cidadania e Solidariedade – Makuba, as entidades culturais Associação Amigos das Fanfarras Independentes de Mogi das Cruzes (AAFIM) e Associação Fórum Mogiano LGBT, as entidades religiosas Mitra Diocesana e Ile Odo Fadaka A Se Iyalode e os sindicatos dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo e dos/das Funcionários/as da Educação do Estado de São Paulo (AFUSE).

Criado pela Lei nº 6.846, de 22 de outubro de 2013, que também instituiu Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial e regulamentado pelo decreto nº 13.782, de 19 de novembro de 2013, o COMPIR tem por objetivo contribuir na formulação, na implementação e no monitoramento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Mogi das Cruzes. Trata-se de um órgão deliberativo, normativo, monitorador, fiscalizador e avaliador das políticas que visem à promoção da igualdade racial.