Mogi inicia ações da Campanha Novembro Azul  para prevenção ao câncer de próstata

Secretaria de Saúde

03 de novembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Durante todo o mês de novembro, Mogi das Cruzes promove a Campanha Novembro Azul nos Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família, com esclarecimentos, incentivo à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A abertura oficial será realizada na segunda-feira (07/11), às 9 horas, no auditório da Única em Jundiapeba.

Os homens na faixa etária de 45 a 70 anos que não tenham realizado o exame de PSA nos últimos 12 meses e não estejam realizando tratamento com urologista devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento. O profissional de enfermagem fará acolhimento, orientações sobre o tema e solicitará o exame necessário.

O procedimento será agendado na própria unidade que terá vagas direcionadas para a coleta do exame PSA. Os resultados alterados serão monitorados e priorizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que providenciará os agendamentos com o urologista.

Além dos exames, os homens também terão acesso às informações por meio rodas de conversa em salas de espera, iniciativa que pretender combater não só a doença, mas também os preconceitos que envolvem a saúde do homem. 

A Campanha Novembro Azul prevê, ainda, ações de atendimento médico exclusivo para homens nos sábados 19 e 26 de novembro, das 7h30 às 16h30, em quatro Postos de Saúde: Botujuru, Ponte Grande, Santo Ângelo e Vila Suíssa.
 
Câncer de Próstata - é o tipo de câncer que ocorre na próstata, que é a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade. 

Sinais e sintomas:
1.    Micção frequente.
2.    Fluxo urinário fraco ou interrompido.
3.    Vontade de urinar frequentemente à noite.
4.    Sangue na urina ou no sêmen.
5.    Disfunção erétil.
6.    Dor no quadril, costas, coxas, ombros e outros ossos se a doença se disseminou.
7.    Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.