Mogi inicia agendamento online para vacinar bebês com comorbidades contra a Covid-19

17 de novembro de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia nesta sexta-feira (18/11), às 14h30, o agendamento online para vacinação contra Covid-19 dos bebês a partir dos 6 meses até dois anos de idade com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente). Basta acessar o www.cliquevacina.com.br  .

Será aplicada o imunizante chamada Pfizer Baby (tampa de cor vinho), que é a única vacina autorizada atualmente pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária para essa faixa etária. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 1.440 doses da Pfizer baby.

Segundo a Secretaria, o esquema vacinal será de três doses. A segunda dose deverá ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira poderá ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose.

Para vacinar as crianças, os pais ou responsáveis precisam apresentar comprovantes, como receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades dos menores. Os documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com o respectivo número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e estar dentro da validade de dois anos de emissão.

Assim como para demais doses de Covid-19 aplicada em menores de 18 anos, a Pfizer baby deve ser aplicada na presença dos pais ou responsável com a apresentação do documento de identificação ou autorização escrita do mesmo.

De acordo com as normas técnicas, a Pfizer Baby contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para esse público. Em caso de febre, ocorrência de doenças agudas ou sintomas, a aplicação da dose deve ser adiada.

Pfizer baby -  Essa vacina está licenciada para uso exclusivo em crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias (que ainda não tenham sido imunizadas contra a Covid-19). No entanto, será liberada de forma gradativa, conforme estoques disponibilizados pelo Governo do Estado, começando pelas crianças com comorbidades de 6 meses até 2 anos e 11 meses e, na sequência, estendendo, de acordo com estoques, para a mesma faixa etária sem comorbidades.

Observações:
1-    Crianças de 3 e 4 anos já estão contempladas há meses com a vacina contra a Covid-19 CORONAVAC de forma que não constituem prioridade para o recebimento das doses de Pfizer Baby;

2-    Não é permitida a intercambialidade entre vacinas, ou seja, as crianças de 3 e 4 anos que iniciaram a primeira dose com Coronavac não podem receber a 2ª dose de Pfizer Baby.

Documentos obrigatórios para aplicação da vacina:

• Certidão de nascimento da criança com o número do CPF
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de comorbidade mediante apresentar de documentação médica

Comorbidades para aplicação da vacina:

• Diabetes mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA
  • Doença neurológicas crônicas
  • Doença renal crônica