Parceria entre Prefeitura e o Sebrae lança o Plano de Desenvolvimento Local

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

23 de julho de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o escritório Alto Tietê do Sebrae-SP lançaram nesta quinta-feira (22/07) o Plano de Desenvolvimento Local (PDL). A iniciativa prevê uma série de ações adotadas em parceria e com a participação de entidades representativas dos setores econômicos da cidade, que abrangem diversos eixos importantes para o desenvolvimento do município, com impacto positivo para os empreendedores e para a população em geral.

O PDL tem como objetivos principais elevar a competitividade de micro e pequenas empresas e empreendedores; elevar o faturamento e reduzir os custos dos pequenos negócios; impactar positivamente na geração de postos formais de trabalho no município e na formalização de empreendedores no município, contribuindo para a cadeia produtiva.

O lançamento do Plano de Desenvolvimento Local foi realizado em uma reunião online, com a participação de representantes do Sebrae, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços.

“É um trabalho importante que vai colaborar para gerar mais empregos, mais mentalidade empreendedora. Desenvolver as competências das pessoas para que possam começar como empregado, galgar posições na empresa, para empreender e trazer seu talento para desenvolver um negócio. A pandemia veio para mostrar que não dá mais para ficar na teoria. A gente precisa colocar a mão na massa”, afirmou a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.

O trabalho do PDL é realizado em 12 eixos de ações: agricultura, educação empreendedora, inclusão produtiva, indústria, tecnologia e inovação, comércio e serviços, políticas públicas, compras públicas, empoderamento feminino, contadores, microempreendedores individuais e turismo integrado. Cada um destes eixos está ligado a um ou mais dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelo programa.

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento de Mogi das Cruzes e temos a certeza de que todas as entidades que participam deste encontro também estão. Vamos juntar forças”, afirmou a gerente do escritório regional do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figuerôa.

Algumas das ações previstas no PDL já começaram a ser implantadas em Mogi das Cruzes, em parcerias do Sebrae com a Prefeitura. É o caso, por exemplo, do Regulariza MEI, voltado para os microempreendedores individuais e realizado em 8 de julho. Outra ação são os cursos de capacitação em vendas que estão com inscrições abertas e serão realizados em agosto, em um trabalho conjunto entre o Sebrae e o Mogi Conecta Emprego, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“O Sebrae é um grande parceiro em diversas ações que buscam o desenvolvimento de Mogi das Cruzes, a capacitação e o atendimento aos empreendedores. Esta união ajuda muito para que tenhamos na cidade um ambiente econômico mais favorável, o que traz benefícios para todos e se reflete na qualidade de vida da população”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli.

Também participaram da reunião online de lançamento, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Lucas Porto, a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, e o secretário municipal de Finanças, Ricardo Abílio.