Prefeitura e Santa Casa anunciam renovação de convênio do Pronto-Socorro

07 de julho de 2022
Prefeito Caio Cunha anunciou a renovação do convênio do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia após reunião com a diretoria do hospital (Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Santa Casa de Misericórdia anunciaram a renovação do convênio do Pronto-Socorro. O prefeito Caio Cunha recebeu, nesta quarta-feira (06/07), o provedor José Carlos Petreca e a mesa diretiva do hospital, para discutir as principais dificuldades do serviço e estratégias para garantia de assistência aos mogianos.

“Nós e a Santa Casa temos trabalhado por algo em comum: a saúde das pessoas de Mogi das Cruzes. Estamos unindo forças para superar um problema muito sério, que é a superlotação tanto no Pronto-Socorro da Santa Casa quanto nas UPAs e o nosso compromisso é de um trabalho conjunto para melhorar a saúde de nosso município. É por isso que vamos pleitear junto ao Governo do Estado soluções para ampliar os atendimentos e já fizemos, inclusive, um ofício solicitando a reabertura do atendimento 'porta aberta' do Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo”, informou o prefeito.

O novo convênio será válido por 12 meses (a partir de 29 de agosto) e o valor será o mesmo teto de R$ 2,21 milhões por mês – cerca de R$ 1 milhão a mais que o repasse mensal que era efetuado até o final de 2021. Vale lembrar que, no ano passado, a Administração Municipal promoveu dois aumentos nos recursos repassados para o serviço de Pronto-Socorro da Santa Casa. Em maio de 2021 houve um reajuste no convênio anterior, passando de R$ 900 mil para R$ 1,2 milhão/mês e, em dezembro, o novo acordo estipulou teto de R$ 2,2 milhões mensais.

O Plano de Trabalho do Pronto-Socorro também será inalterado, permitindo a continuidade de melhorias no atendimento prestado à população, como incremento de equipes assistenciais, inclusão de medicamentos, exames e serviços específicos.

O Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e atua nas áreas de clínica médica, pediatria, obstetrícia, ortopedia, anestesiologia, fisioterapia, avaliações médicas em neurologia clínica, cirúrgica e cardiologia e pequenos procedimentos cirúrgicos.