Procon de Mogi das Cruzes orienta para golpe na devolução de depósitos indevidos

Procon

13 de julho de 2022
Procon de Mogi das Cruzes orienta os consumidores sobre possíveis golpes em função do aumento na margem do crédito consignado (Divulgação/PMMC)

O Procon de Mogi das Cruzes faz um alerta sobre os cuidados que devem ser adotados para a devolução de valores depositados indevidamente em contas bancárias, principalmente por empréstimos não solicitados. 

Os golpistas obtêm informações sigilosas sobre contratações de empréstimos junto aos bancos ou INSS, e ao saber que o consumidor não queria o referido empréstimo, fazendo-se passar por representante da empresa orientam que para cancelar o contrato, liberar a margem consignável, e interromper a cobrança das parcelas, a pessoa deve devolver o crédito que recebeu em conta bancária.

“No entanto, ao fazer o pagamento do boleto enviado, o crédito é transferido a um terceiro, e não à instituição financeira responsável pelo empréstimo. Assim, a vítima pode ficar presa ao pagamento de parcelas por anos, de uma contratação que não fez, não solicitou, e nem usufruiu”, destacou a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava.

Reclamações recebidas pelo Procon de Mogi das Cruzes, e por outros órgãos de defesa do consumidor, apontam que a situação, denominada de engenharia social, que é crime cibernético, tem se repetido, o que obriga a ampliar atenção para não ser vítima desse tipo de fraude.

Ela reforça que, ao detectar depósitos indevidos de valores em contas bancárias, o consumidor deve buscar atendimento junto aos órgãos de defesa do consumidor. “Com isso, é aberto um procedimento e são oferecidas todas as informações de apoio para que a situação seja corretamente resolvida, sem prejuízos ao consumidor” , completou Fabiana Bava.

Os consumidores também devem ficar atentos sobre ofertas de empréstimos e cartões de crédito consignados, envolvendo principalmente aposentados e pensionistas.

No estado de São Paulo, está em vigor desde novembro a Lei 17.458/2021 que proíbe a oferta por telefone de empréstimos de qualquer natureza a aposentados e pensionistas. No entanto, segundo o Procon de Mogi das Cruzes, as reclamações continuam e para que as empresas que estão descumprindo a norma sejam multadas é preciso denunciar.

O telefone do Procon de Mogi das Cruzes para mais orientações é o 4798-5090. Já o agendamento para atendimento presencial pode ser feito pelo site agendamentopac.pmmc.com.br. O atendimento online pode ser feito pelo e-mail: atendimento.procon@mogidascruzes.sp.gov.br.