Saúde reforça cuidados para prevenir o mosquito da dengue no período de Finados

Secretaria de Saúde

27 de outubro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade
Vasos de flores não devem ser acompanhados de pratos, cachepôs ou embalagens

Às vésperas do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, o Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses reforça as orientações sobre cuidados necessários para evitar focos de água parada durante o período de visitação nos cemitérios. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e doenças como a dengue.

Os cemitérios são pontos estratégicos para as ações de combate à dengue e recebem visitas e varreduras a cada 15 dias. Mas, nos últimos dias, os agentes têm percorrido também floriculturas e comércios de paisagismo levando uma carta de recomendação e folhetos informativos sobre a prevenção do mosquito. 

Nestes comércios, a principal recomendação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água (pratos ou cachepôs) porque, mesmo sendo desprezados, resíduos de água favorecem a criação de eventuais ovos do mosquito que podem eclodir se não forem eliminados definitivamente. 

Nas visitas aos cemitérios, é necessário estar atento aos vasos, enfeites e recipientes plásticos depositados nos jazigos, que podem acumular água e tornarem-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e retirar as embalagens de plástico ou celofane dos vasos de flores naturais.

Ao visitar os cemitérios, as pessoas devem evitar colocar flores em vasos com água, substituindo-as pelas versões plantadas e sem pratinhos. Outra orientação é não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio sobre os túmulos. As flores artificiais também devem ser evitadas porque, quando chove, estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito. Logo após o feriado, equipes devem visitar os cemitérios para retirada dos materiais inservíveis. 

Saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue nos cemitérios:

  • Vasos, potes e pratinhos não devem ficar com água parada;
  • Evite colocar flores em vasos com água, substituindo-as por versões plantadas e sem pratinhos;
  • Para vasos fixos, providencie furos para escoamento de água da chuva;
  • Todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água limpa e parada deve ser removido ou preenchido com areia;
  • Recolha sacos plásticos e celofanes.