Totens são instalados e utilizam tecnologia para melhorar a segurança da população 

Secretaria de Segurança

10 de janeiro de 2023
Totens de segurança estão sendo instalados em dez locais em Mogi das Cruzes, como na região conhecida como Praça da Jaca, no distrito de Braz Cubas (Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está implantando totens de segurança em locais estratégicos nas diversas regiões do município. Os aparelhos têm estrutura para monitoramento e contato da população com a Guarda Municipal e devem estar em operação até o final de janeiro. Nesta terça-feira (10/01), o prefeito Caio Cunha vistoriou um dos equipamentos, instalado na região conhecida como Praça da Jaca, no distrito de Braz Cubas.

“O investimento na melhoria da segurança da população é uma prioridade para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, com a utilização de tecnologia voltada à inteligência. São ações complementares ao trabalho ostensivo do Governo do Estado. Os totens permitem o monitoramento em tempo real dos locais, ao mesmo tempo em que facilitam o contato da população com a Guarda Municipal”, destacou Caio Cunha.

O totem possui uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas. As imagens serão interligadas com a Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança. O equipamento também possui um interfone conectado diretamente com a Ciemp, em que os moradores poderão fazer contato com a Guarda Municipal em caso de urgências e emergências. O investimento é de R$ 1,3 milhão até o final do ano.

Os totens estão sendo instalados em 10 pontos do município, definidos por meio de levantamentos e estatísticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil. Além da Praça da Jaca, também estão recebendo os equipamentos o Parque Botyra Camorim Gatti, o Largo do Rosário, as regiões das Estações Mogi das Cruzes e Jundiapeba da CPTM, a Praça Norival Tavares, a Rua Doutor Deodato Wertheimer em Braz Cubas, a Praça da Liberdade, o Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e o distrito de Sabaúna.

Além dos totens que já estão sendo instalados, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem a previsão de implantação de outros 30 equipamentos semelhantes que ficarão em escolas municipais. A definição dos locais também foi feita após estudos, que mapearam os pontos com maior necessidade de reforço na segurança.

Investimentos

A Prefeitura vem realizando uma série de ações e investimentos para a melhoria da segurança pública do município. O trabalho compreende as ações de patrulhamento da Guarda Municipal, que atua de forma complementar às forças policiais do Governo do Estado, que possuem responsabilidade primária sobre a segurança pública.  As atribuições da corporação municipal também compreendem o monitoramento com câmeras da Ciemp, além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). 

No ano passado, a Prefeitura contratou 32 novos guardas municipais, que estão em período de treinamento. A administração municipal também vem investindo na valorização e capacitação da corporação, dentro do trabalho voltado à segurança pública no município. As ações compreendem atividades teóricas e práticas, inclusive em parceria com a Polícia Civil e corporações de outros municípios. Entre os temas abordados estão treinamentos sobre utilização de armamentos, operações especiais, rondas ostensivas, legislação ambiental, entre outros.

A tecnologia é outra prioridade da administração municipal para melhoria da segurança da população. No início de setembro, foi entregue a nova Central de Monitoramento de Mobilidade Urbana e Segurança, que trabalha em apoio à segurança pública, por meio das câmeras e da tecnologia de leitura de placas (LAP) dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que está conectada ao sistema Detecta.

A Secretaria Municipal de Segurança também está providenciando a aquisição de novas câmeras de monitoramento, mais modernas, que irão substituir equipamentos mais antigos. 

A população também pode auxiliar os trabalhos das forças de segurança pública com denúncias pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 153, da Guarda Municipal. O atendimento é feito 24 horas por dia.