Capacitação contínua fortalece trabalho da Guarda Municipal para a população

Secretaria de Segurança

13 de setembro de 2021

Agentes da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes participam nesta semana de duas ações de treinamento e capacitação, em parceria com entidades de segurança pública. O trabalho faz parte das ações da Prefeitura para a evolução contínua da corporação no município.

Nesta segunda-feira (13/09), oito agentes iniciam treinamentos práticos e teóricos em uma parceria com a Guarda Municipal de Guarulhos. A capacitação terá duração de cerca de um mês. Neste trabalho, quatro guardas municipais participarão de treinamento sobre Rondas Ostensivas. Os outros quatro terão uma capacitação sobre inspetoria, que abrange temas como gestão de pessoas, gestão de materiais, liderança, entre outros.

Já durante o final de semana, 12 agentes da Guarda Municipal participarão de treinamento “Estágio de Operações Policiais”, com professores da Academia de Polícia Civil, na sede do Garra/Dope, em São Paulo. As atividades abordarão as técnicas operacionais do trabalho policial e serão realizados no sábado (18/09) e no domingo (19/09). Entre os temas tratados estarão patrulhamento com viaturas, patrulhamento a pé, abordagem de pessoas e uso de armamentos.

Além do trabalho neste final de semana, uma nova turma está prevista para ser realizada no próximo mês, com mais 12 agentes da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes.

“A Prefeitura busca oferecer aos guardas municipais aprendizado constante e atualização profissional, o que se reflete em um atendimento cada vez melhor para a nossa população. Com os treinamentos desta semana, pretendemos formar agentes multiplicadores de conhecimento, para constante evolução da nossa Guarda Municipal”, explicou o secretário municipal de Segurança, André Ikari.

Ele lembrou que as capacitações fazem parte da integração entre os diversos órgãos de segurança pública e não terão custos para a administração municipal.

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes faz parte do sistema de segurança pública da cidade, realizando ações preventivas e ostensivas para coibir atividades criminosas, além do combate a aglomerações e a desrespeito às restrições para enfrentamento à pandemia.

A corporação também possui grupamentos específicos. São os casos da Ronda Escolar, que atua junto às unidades municipais de ensino, a Patrulha Ambiental, criada neste ano para cuidar de questões ligadas à preservação ambiental, a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Rural, a Rondas Ostensiva Municipais (Romu) e a Ronda Ostensiva com Motocicleta (Romo).

A população pode colaborar com o trabalho da Guarda Municipal com denúncias, pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.