Defesa Civil e Secretaria do Verde participam de capacitação para atendimento a queda de árvores 

Secretaria de Segurança

04 de fevereiro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou nesta semana, em parceria com o Sindicato Rural, um curso de capacitação sobre a utilização de motosserras para funcionários da Defesa Civil do município e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A iniciativa teve a participação de 14 servidores municipais e tem o objetivo de ampliar o alcance e a eficiência dos serviços de atendimento a ocorrências de queda de árvores durante o período de chuvas.

A capacitação foi desenvolvida na estrutura do parque Leon Feffer e contou com orientações teóricas e práticas sobre a utilização do equipamento, o corte e a retirada de árvores caídas ou em risco. 

Com isso, os participantes poderão reforçar o trabalho que já é desenvolvido pelo Setor de Podas da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Somente na segunda quinzena de janeiro, quando as chuvas se intensificaram em Mogi das Cruzes, o setor atendeu 56 ocorrências de quedas de árvores em toda a cidade, além de casos de quedas de galhos. 

Além da estrutura da Prefeitura, a ocorrências com quedas de árvores também podem ser atendidas por outros órgãos, como, por exemplo, o Corpo de Bombeiros e a empresa concessionária de energia elétrica.

Entre os dias 1º de dezembro e 31 de março, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza a Operação Verão, em que o atendimento a urgências e emergências causadas pelas fortes chuvas, comuns no período, é prioridade para toda a estrutura da administração municipal e órgãos de atendimento participantes. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e tem a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP. 

A população pode registrar urgências e emergências causadas pelas chuvas pelos telefones 199, da Defesa Civil, ou 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Os dois números atendem 24 horas por dia.