Guarda Municipal realiza flagrantes de desrespeito a medida protetiva, tráfico de drogas e furto

Secretaria de Segurança

05 de abril de 2022

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes registrou, durante este final de semana, flagrantes de tráfico de entorpecentes, violência contra a mulher e furto, com a detenção de pessoas envolvidas. As ações fazem parte do trabalho realizado pela corporação para a garantia da segurança da população.

No final da tarde de sexta-feira (01/04), uma equipe das Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROMO) visualizou um homem em atitude suspeita na avenida Kaoru Hiramatsu, na Porteira Preta. Ao notar a presença dos guardas municipais, o suspeito tentou fugir, mas foi detido em uma área de vegetação.

Com ele, foram encontradas 138 porções de maconha, 76 unidades de crack e 8 frascos de lança-perfume, além de um celular e um relógio. O homem não portava documentos e, ao ser questionado pelos guardas municipais, forneceu dados incorretos sobre a sua identificação.

O suspeito foi, então, encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Após a confirmação dos seus dados, foi constatado que havia três mandados de prisão contra ele, que permaneceu à disposição da Justiça.

Já neste domingo (02/04), a Guarda Municipal, com a participação da Patrulha Maria da Penha, deteve um homem suspeito de furto de uma bicicleta, no distrito de Jundiapeba. A equipe foi acionada por moradores, que informaram que a vítima e o homem estavam na estação da CPTM no distrito.

De acordo com as informações, ele confessou o furto da bicicleta, avaliada em R$ 6 mil, que estava no estacionamento de um supermercado. Com o suspeito, também foi encontrado um alicate de corte usado para o delito. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi registrado boletim de ocorrência e ficou à disposição da autoridade policial.

Violência contra a Mulher

Também no domingo, a Patrulha Maria da Penha Guarda Municipal deteve um homem por desrespeito à medida protetiva, no distrito de Jundiapeba. A vítima é acompanhada pelo grupamento.

De acordo com o relato, o homem estava no interior da residência da mulher, desrespeitando a medida protetiva. Ele admitiu que havia sido notificado da decisão por um oficial de justiça no dia anterior. Já a mulher, relatou que havia solicitado ao ex-companheiro que saísse de sua residência, mas o homem se recusou. Os dois foram levados à Central de Flagrantes, onde o homem ficou à disposição da autoridade policial.

Por fim, na sexta-feira (01/04), a Patrulha Maria da Penha socorreu uma mulher grávida de sete meses que afirmou que o ex-companheiro a agrediu. A ocorrência foi registrada na Vila Municipal.

De acordo com as informações, o homem pulou o muro da casa do vizinho para invadir a residência. Ele teria a ameaçado e agredido, antes de fugir. As equipes da Guarda Municipal fizeram buscas pela região, mas não encontraram o homem. A vítima foi encaminhada para a UPA do Rodeio e, após o atendimento médico, foi levada à Delegacia de Defesa da Mulher para o registro de Boletim de Ocorrência.

A Guarda Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras da Ciemp, além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A corporação também trabalha na segurança de prédios municipais, em apoio a outros setores da prefeitura, em ocorrências de trânsito, além de apoiar em ações de fiscalização.

A população pode entrar em contato com a Guarda Municipal para casos de urgências e emergências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.