Guarda Municipal realiza treinamento especial sobre utilização de armamento e tiro

Secretaria de Segurança

20 de outubro de 2021

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes está realizando nesta semana um curso de treinamento prático de armamento e tiro na Academia da Polícia Civil, localizada na cidade. O trabalho, que faz parte das ações de capacitação contínua da corporação, começou nesta segunda-feira (18/10) e tem a participação de 136 guardas municipais habilitados a utilizar armamento durante o trabalho.

O curso está sendo ministrado pelo guarda municipal Miller Cavichioli Arboleya, formado pelo Centro de Treinamento Tático da CBC, em Ribeirão Pires, uma das melhores estruturas de formação de instrutores do país. O treinamento será realizado até esta sexta-feira (22/10), com orientações sobre utilização de munições e situações práticas de utilização do armamento e de tiro.

“Oferecer capacitação e treinamento de qualidade para a Guarda Municipal é investir em um atendimento cada vez melhor para a população. Isso se reflete em melhores condições de trabalho para o profissional e em mais segurança para o cidadão”, afirmou o secretário municipal de Segurança, André Ikari.

O secretário lembrou ainda que o trabalho de capacitação da Guarda Municipal vem sendo realizado continuamente pela Prefeitura. Nesta segunda, por exemplo, seis agentes encerraram o curso de Gestão e Comando para Inspetores de Guardas Municipais, em Guarulhos. A capacitação foi realizada em parceria com a corporação do município.

No próximo final de semana, 13 guardas municipais farão o treinamento “Estágio de Operações Policiais”, com professores da Academia de Polícia Civil, na sede do Garra/Dope, em São Paulo. As atividades abordaram as técnicas operacionais do trabalho policial e foram abordados temas como patrulhamento com viaturas, patrulhamento a pé, abordagem de pessoas e uso de armamentos. No mês passado, esta capacitação já foi realizada com 12 agentes da corporação.

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes faz parte do sistema de segurança pública da cidade, realizando ações preventivas e ostensivas para coibir atividades criminosas, além do combate a aglomerações e a desrespeito às restrições para enfrentamento à pandemia. A corporação também possui grupamentos específicos: a Ronda Escolar, que atua junto às unidades municipais de ensino, a Patrulha Ambiental, criada neste ano para cuidar de questões ligadas à preservação ambiental, a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Rural, a Rondas Ostensiva Municipais (Romu) e a Ronda Ostensiva com Motocicleta (Romo).

A população pode colaborar com o trabalho da Guarda Municipal com denúncias, pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.