Homem é preso e veículos são recuperados em ação do COI com a Muralha Digital Inteligente

Secretaria de Segurança

01 de março de 2024
Um dos veículos furtados foi recuperado no bairro Itaim Paulista, em São Paulo, e encaminhado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Mogi das Cruzes (Divulgação)

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, na manhã desta sexta-feira (01/03), um homem acusado de participar de furtos de veículos na região do Alto Tietê. A detenção ocorreu no distrito de Jundiapeba, com base em informações da Muralha Digital Inteligente e monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI), que flagraram o acusado trafegando em um veículo furtado. Após um trabalho conjunto com o Setor de Investigações Gerais (SIG), da Polícia Civil, foi esclarecida a participação do suspeito em outra ocorrência.

O veículo em que ele estava trafegando havia sido furtado em um condomínio de Suzano. Os dados do automóvel estavam inseridos no sistema do COI e, na manhã desta sexta-feira, o automóvel foi identificado pelas câmeras da Muralha Digital Inteligente circulando pela avenida Lourenço de Souza Franco. Equipes da Guarda Civil Municipal fizeram a abordagem e a detenção do indivíduo, que foi encaminhado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Em vistoria, foi encontrada a chave de um outro veículo. Ouvido pela Polícia Civil, o suspeito confessou o furto do segundo automóvel na noite desta quinta-feira (29/02), em um condomínio na Vila Oliveira. Ele foi localizado no bairro Itaim Paulista, em São Paulo, e será devolvido ao proprietário.

Inaugurado em setembro, o  COI reúne as imagens das câmeras de monitoramento e da muralha digital inteligente. O monitoramento é feito pela Central de Monitoramento, com equipamentos mais modernos e estrutura adequada, contando com analíticos que funcionam com aplicação de inteligência artificial para análise de dados das informações e imagens produzidas pelo sistema.

O monitoramento de totens também é feito no local. A estrutura do COI também conta com o setor de Inteligência da Guarda Municipal, para análise de dados e produção de conhecimento para melhor decisão do gestor público.

O COI também recebe as informações das câmeras da Muralha Digital Inteligente, instaladas nas entradas e saídas da cidade e em minhas de ligação entre regiões do município. Os equipamentos fazem o monitoramento dos veículos que passam, identificando veículos com envolvimento em crimes e dando o alerta para a Guarda Civil Municipal.

A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

A população pode entrar em contato com a Guarda Municipal, 24 horas por dia, pelo telefone 153.