IPT inicia estudos de revisão das áreas de risco de Mogi das Cruzes

Secretaria de Segurança

10 de maio de 2023
Vistorias dos técnicos do IPT são realizadas em conjunto com a Defesa Civil de Mogi das Cruzes, que realiza o monitoramento constante das áreas de risco da cidade (Warley Kenji/PMMC)

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) iniciou nesta terça-feira (09/05) as análises de campo para a revisão das áreas de risco de Mogi das Cruzes. O trabalho está sendo acompanhado pela Defesa Civil do município e vai mapear e atualizar as áreas de risco, além de indicar medidas específicas para os locais.

No primeiro dia de trabalho de campo, os técnicos do IPT visitaram as regiões do Botujuru e Vila Suíssa. Além da análise do solo e das construções, também foi feito um sobrevoo com drone, para a verificação aérea dos locais. O trabalho continuará nos próximos dias, em outros pontos da cidade.

“O trabalho técnico realizado pelo IPT servirá como base para ações preventivas e corretivas que devem ser adotadas na preparação para o próximo período de chuvas. Além disso, também apontará os locais que merecem monitoramento da Defesa Civil durante todo o ano, com intensificação na Operação Verão”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Os trabalhos do IPT foram iniciados em abril e a previsão é que o diagnóstico das áreas de risco seja finalizado durante o segundo semestre deste ano. Os dados coletados nas análises de campo passarão por análises na estrutura do órgão, em São Paulo. Outras visitas à cidade estão previstas para serem realizadas durante os próximos meses.

O levantamento compreende as áreas de risco de deslizamento, de alagamento e de inundações existentes na cidade. Em cada ponto, será feita a classificação de risco, além da proposição de medidas a serem adotadas.

Os estudos do IPT fazem parte de uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura para o atendimento voltado à prevenção de problemas causados pelas chuvas e para garantir a segurança da população que vive próximo a cursos d’água ou em regiões com encostas.

Além do monitoramento contínuo da Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Segurança também conta com uma estrutura de fiscalização específica para evitar a ocupação irregular de Áreas de Risco ou de Proteção Ambiental, como beiras de rios e áreas próximas a encostas. A ação também tem a participação da Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal, que atua nas questões de preservação ambiental e também para evitar ocupações irregulares. O trabalho é feito em conjunto com a Patrulha Rural, que tem como foco as regiões mais distantes do município.