Novos integrantes da Guarda Civil Municipal iniciam treinamentos para atuar em Mogi das Cruzes

Secretaria de Segurança

21 de fevereiro de 2024
Novos guardas civis municipais estão realizando atividades teóricas na Escola de Governo e Gestão e o treinamento físico ocorre no estádio Nogueirão (Divulgação/PMMC)

Os novos guardas civis municipais contratados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciaram o treinamento para atuar na corporação nesta semana. O trabalho durará quatro meses e compreende atividades teóricas e físicas, relativas à atuação da Guarda Civil Municipal nas ruas.

Na última sexta-feira (16/02), os novos guardas municipais foram recepcionados, durante cerimônia realizada no auditório do prédio-sede da Prefeitura. Eles receberam orientações sobre a função, sobre os direitos e deveres previstos na nova legislação da categoria.

O treinamento é realizado em duas partes. As atividades teóricas ocorrem na estrutura da Escola de Governo e Gestão, na Vila Nova Mogilar. Nesta etapa, são abordados temas diversos do dia a dia da Guarda Civil Municipal, como legislação, formas de atuação da corporação, o estatuto dos guardas municipais, entre outros.

Já as atividades físicas são realizadas no estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial. Os novos guardas municipais realizam exercícios físicos de preparação e testes, com foco nas exigências do trabalho cotidiano da corporação.

Os treinamentos desta turma de guardas municipais têm diferenciações, com a preparação de alguns dos novos profissionais para a atuação em grupamentos da Guarda Civil Municipal, como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e em atividades de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI).

Com a chegada dos novos integrantes, a Guarda Civil Municipal passa a contar com efetivo de 313 guardas. Com isso, será possível o aumento do efetivo nas ruas no policiamento ostensivo e preventivo, em ações de inteligência, proteção de patrimonial e monitoramento. A previsão é a ampliação em até dois terços o número de guardas municipais nas ruas.

A contratação dos novos guardas municipais foi possível graças  à nova lei, encaminhada pelo prefeito Caio Cunha e aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, que ampliou o contingente da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes. Com a nova legislação o efetivo pode chegar a 402 profissionais. Um novo concurso está sendo preparado, já adequado à nova legislação da categoria (Lei Complementar 188/2023), aprovada no final do ano passado e que instituiu o novo regime jurídico (estatuto) da corporação.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem atuando no fortalecimento da Guarda Civil Municipal. Em março do ano passado, 28 novos guardas finalizaram os treinamentos e passaram a atuar na segurança pública de Mogi das Cruzes. A corporação também recebeu oito novas viaturas e 12 novas motocicletas. Além disso, nos próximos meses, será inaugurado o Canil da Guarda Municipal. A corporação já conta com dois cães que estão atuando em ações específicas.