Patrulha Rural impede corte irregular de árvores na região do Cocuera

Secretaria de Segurança

21 de outubro de 2021

A Patrulha Rural da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes flagrou, nesta quarta-feira (20/10), uma ocorrência de desmatamento irregular na estrada Ken Saito, no Cocuera. Dois homens que estavam no local foram encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, onde foi registrado um termo circunstanciado.

A equipe da Patrulha Rural se deslocou até o local após uma denúncia registrada junto à Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). No terreno, os guardas municipais encontraram várias árvores já cortadas, além de dois homens que estavam com foices e machados.

Questionados sobre a situação, os suspeitos disseram que haviam sido contratados para fazer a limpeza do local, no entanto não houve sucesso no contato com o possível contratante. Sendo assim, os dois foram encaminhados para o registro do Termo Circunstanciado e os objetos foram apreendidos.

A Patrulha Rural faz parte da estrutura da Prefeitura para o trabalho de segurança pública. O grupamento conta com veículo específico para percorrer as estradas vicinais do município, mesmo os locais com acesso mais difícil. O trabalho aproxima a Guarda Municipal dos produtores e moradores da zona rural.  O grupamento também atua em ocorrências de preservação ambiental, em conjunto com a Patrulha Ambiental, criada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no primeiro semestre deste ano.

Denúncias para a Guarda Municipal podem ser feitas pelo telefone 153, da Ciemp, que funciona 24 horas por dia.