Patrulha Rural impede corte irregular de árvores na região do Cocuera

Secretaria de Segurança

21 de outubro de 2021
Patrulha Rural flagrou corte irregular de árvores na região do Cocuera, apreendeu foices e machados e encaminhou dois homens para a Delegacia do Meio Ambiente (Divulgação)

A Patrulha Rural da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes flagrou, nesta quarta-feira (20/10), uma ocorrência de desmatamento irregular na estrada Ken Saito, no Cocuera. Dois homens que estavam no local foram encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, onde foi registrado um termo circunstanciado.

A equipe da Patrulha Rural se deslocou até o local após uma denúncia registrada junto à Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). No terreno, os guardas municipais encontraram várias árvores já cortadas, além de dois homens que estavam com foices e machados.

Questionados sobre a situação, os suspeitos disseram que haviam sido contratados para fazer a limpeza do local, no entanto não houve sucesso no contato com o possível contratante. Sendo assim, os dois foram encaminhados para o registro do Termo Circunstanciado e os objetos foram apreendidos.

A Patrulha Rural faz parte da estrutura da Prefeitura para o trabalho de segurança pública. O grupamento conta com veículo específico para percorrer as estradas vicinais do município, mesmo os locais com acesso mais difícil. O trabalho aproxima a Guarda Municipal dos produtores e moradores da zona rural.  O grupamento também atua em ocorrências de preservação ambiental, em conjunto com a Patrulha Ambiental, criada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no primeiro semestre deste ano.

Denúncias para a Guarda Municipal podem ser feitas pelo telefone 153, da Ciemp, que funciona 24 horas por dia.