Prefeitura autoriza contratação de novos guardas municipais e fortalece a corporação

Secretaria de Segurança

06 de janeiro de 2022

O prefeito Caio Cunha assinou, na manhã quinta-feira (06/01), a autorização para a contratação de novos guardas municipais. Os profissionais foram aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2017 e as contratações serão feitas para complementar o quadro da corporação.

“A Guarda Municipal realiza um trabalho importante no sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes. A administração tem o objetivo de fortalecer a corporação, com a contratação de novos guardas municipais, capacitação, treinamento e a criação de novos serviços. Tudo isso pensando na melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Caio Cunha, que assinou o documento ao lado do secretário municipal de Segurança, André Ikari.

Após receberem a convocação, os novos guardas municipais deverão apresentar os documentos previstos na legislação e, após esta etapa, passar por treinamento.

Em 2021, a Prefeitura de Mogi das Cruzes criou a Patrulha Ambiental, que atua nas questões ligadas ao meio ambiente, como ocorrências de desmatamento irregular e ocupação de áreas de preservação ambiental, além de auxiliar na segurança dos locais mais distantes do município. O grupamento conta com veículo específico, com tração 4x4 para circular em locais de mais difícil acesso e o trabalho é desenvolvido por meio de patrulhamento nas áreas de proteção, além da verificação de denúncias apresentadas pela população.

A Guarda Municipal também conta com a Patrulha Maria da Penha, voltada ao atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, a Patrulha Rural, que trabalha nas áreas mais distantes do município, a Ronda Escolar, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e com a Ronda Ostensiva com Motos (Romo), além das viaturas de patrulhamento de área.

A Prefeitura também vem investindo na capacitação, com ações teóricas e práticas, inclusive em parceria com a Polícia Civil e corporações de outros municípios. Neste ano, foram realizados treinamentos sobre utilização de armamentos, operações especiais, rondas ostensivas, legislação ambiental, entre outros.

A população pode contribuir com o trabalho da Guarda Municipal com denúncias, que devem ser feitas pelo telefone 153, que atende 24 horas por dia.