Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros faz limpeza superficial do Rio Tietê

Secretaria de Serviços Urbanos

12 de novembro de 2021
Após autorização concedida pelo DAEE, Prefeitura de Mogi, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou nesta sexta-feira a remoção do lixo acumulado no Rio Tietê (Pedro Chavedar/ PMMC)

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou nesta sexta-feira (12/11) trabalhos de limpeza superficial no rio Tietê. A operação resultou na completa remoção de sacos de lixo e outros resíduos, que ficaram acumulados sobre o leito do rio, na altura do Parque Centenário. Ao todo, foram 10 toneladas de material retirado. Os serviços foram possibilitados a partir de autorização concedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Em função das características do local, que é uma área de várzea, a limpeza foi feita de forma manual, com embarcações cedidas pelo Corpo de Bombeiros e uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, entre membros da corporação e funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos.

Para possibilitar os trabalhos, a equipe primeiramente depositou sobre o leito do rio uma rede de contenção, para evitar que os resíduos se desprendessem e se movimentassem para outra localidade. Na sequencia, teve início a coleta manual dos resíduos, com o uso de tarrafas e equipamentos de proteção individual, uma vez que trata-se de material potencialmente contaminado.

O material removido do leito do rio foi colocado em big bags, que são adequadas para receber lixo e na sequencia foi encaminhado para o caminhão da empresa responsável pelos serviços de limpeza pública do município, que cuidou da destinação final dos resíduos.

A parceria com o Corpo de Bombeiros foi fundamental para viabilizar os trabalhos, não só pela cessão das embarcações, como também pela experiência dos profissionais. “Além de todo o conhecimento que eles têm sobre navegação, a presença do Corpo de Bombeiros foi também uma forma de garantir a segurança de todos os funcionários empenhados na operação”, destaca a secretária municipal de Serviços Urbanos, Camila Souza.

O problema foi identificado no início desta semana e, além da poluição visual, constitui também um risco para a flora e fauna locais.

“Esse tipo de situação nos faz lembrar da importância da educação ambiental. Precisamos reforçar o pedido à população para que não só abandone essa prática, como também denuncie sempre que flagrar alguém fazendo descarte irregular”, acrescenta a secretária.

O ato de depositar, distribuir ou lançar lixo ou entulho em vias públicas, passeios, logradouros em geral, canteiros, qualquer área pública ou terrenos não edificados de propriedade pública ou privada, leitos de córregos, ribeirões e outros cursos d´água naturais está previsto na Lei Municipal 4.630/1997 e alterações. Em caso de flagrante, é possível aplicar penalidades, cujos valores variam, conforme o tipo de material descartado irregularmente. As denúncias podem e devem ser feitas pelo telefone 153.

Importante lembrar ainda que, além de contribuir para a manutenção de uma cidade limpa, a destinação correta de lixo e materiais sem serventia é fundamental para garantir a fluidez dos cursos d’água e diminuir a possibilidade da ocorrência de enchentes e alagamentos, em especial nos períodos de chuva. A Prefeitura dispõe de toda a estrutura para que os cidadãos façam o descarte correto de lixo e outros materiais, incluindo coleta de lixo, três Ecopontos e também a Operação Cata-Tranqueira.