Secretaria de Cultura
Serão abertas nesta quarta-feira (19/08), às 9 horas, as inscrições gratuitas para o passeio guiado ao distrito de Taiaçupeba pelo programa Roteiros do Patrimônio. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, como parte da programação do Mês do Patrimônio Cultural. A ação acontecerá no próximo dia 23 de agosto e os interessados devem realizar as inscrições pelo link: https://forms.gle/y5Hvqd393pAH9ZSg9.
Ao todo, estão disponíveis 45 vagas para o ônibus fretado que partirá do Largo do Senhor Bom Jesus, às 8h30. Os participantes serão conduzidos pelo mediador cultural Fabiano Spike e pelo diretor do Departamento de Patrimônio Cultural, Ubirajara Nunes, para conhecerem mais sobre a história de Taiaçupeba e visitarão a Capela de São Sebastião e o Jardim das Oito Virtudes.
O retorno dos participantes ao Largo do Senhor Bom Jesus está previsto para as 13h30. Menores de idade devem estar devidamente acompanhados por um responsável legal, com inscrições efetuadas.
Capela São Sebastião
A Capela São Benedito é um patrimônio arquitetônico e artístico de Mogi das Cruzes, com a primeira etapa de sua construção concluída no ano de 1904. Desde então, o templo foi ganhando forma, consagrado em 1916 para ofícios religiosos e decorado com pinturas do artista sacro-popular José Benedicto da Cruz, mais conhecido como J.B.C. - que conclui a obra no ano de 1.919.
A devoção local a São Sebastião é datada a partir do final do século XIX. Na época, com esforços dos lavradores Pedro Thiago Franco Martins e José Nunes que ergueram uma capela no povoado chamado na época de Desbruado - atualmente o bairro São Sebastião. Com o passar dos anos, a devoção a São Sebastião foi conquistando o povoado e um novo templo precisou ser projetado.
Jardim das Oito Virtudes
O famoso Jardim das Oito Virtudes foi construído em Mogi das Cruzes na década de 1950, um projeto paisagístico idealizado e implantado sob os cuidados do artista Chang Dai-chien (1899-1983), em uma área de 250 mil metros quadrados.
Chang Dai-chien nasceu em Neijiang, na China, em 1899, e foi morador do distrito de Taiaçupeba entre as décadas de 1950 e 1970, onde pintou grandes obras e construiu o Jardim das Oito Virtudes. Dai-chien mudou-se para Califórnia em 1970, após o anúncio do projeto da barragem do rio Jundiaí - que inundaria seu sítio.
Os visitantes serão recebidos pelo artista plástico Fabiano Spike, que atua como cuidador e guardião do Jardim das Oito Virtudes. Spike trabalha na preservação do espaço e do legado de mestre Chang desde 2020 e erigiu uma estátua em homenagem a Chang Dai-chien no local onde anteriormente ficava o último dos cinco pavilhões que ali existiam.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Todas as ações têm entrada franca)
Mês do Patrimônio Cultural em Mogi das Cruzes
Roteiros do Patrimônio - Edição Taiaçupeba
Data: 23 de agosto (domingo)
Horário: embarque às 8h30 no Largo do Bom Jesus (em um ônibus fretado); desembarque às 13h30 no Largo do Bom Jesus
Vagas: 45 lugares
Inscrições a partir das 9h, de 19 de agosto, por meio do formulário: https://forms.gle/y5Hvqd393pAH9ZSg9