Abastecimento de água será suspenso na terça-feira (13/09) para obras de modernização e manutenção preventiva

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

09 de setembro de 2022

Na próxima terça-feira (13/09), o Semae interromperá a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro para intervenções que integram as obras de reforma dos filtros e de modernização do processo de tratamento de água. Para isso, será necessário suspender a distribuição de água das 6h às 19h. A previsão é normalizar o abastecimento de forma gradativa no decorrer da noite ou da madrugada seguinte. Aproveitando a paralisação, a autarquia também fará uma manutenção preventiva na ETA e no reservatório da Vila Natal.

O Semae está investindo R$ 3,9 milhões na reforma dos filtros e instalação de uma linha de ar para retrolavagem, com automação do processo da ETA Centro. O objetivo é modernizar os procedimentos e prolongar a vida útil dos filtros, que são estruturas importantes para garantia de ainda mais qualidade no tratamento.

A obra inclui a reforma da estrutura e impermeabilização de filtros, trocas de válvulas de descarga e instalação de equipamentos de automação, como transmissores de nível, painéis de comando, infraestrutura de cabeamento e comunicação de dados, entre outros.

Já a manutenção preventiva incluirá a troca de válvulas de filtros, limpeza e desinfecção de reservatório, intervenções no sistema de bombeamento e instalação de medidor de vazão.

Quem tem caixa d’água não deverá ter a rotina afetada. Ter um reservatório em casa é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção ou outras intervenções que exijam a interrupção da distribuição de água.

A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Uma casa com cinco pessoas, por exemplo, deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água da rua. Ainda assim, o Semae recomenda que os moradores economizem água, evitando a lavagem de carros e quintais e o desperdício em tarefas domésticas essenciais como a lavagem de louças e de roupas, além de reduzir o tempo de banho.

Mais informações pelo telefone 115.

Bairros afetados:
Alto da Boa Vista