Resultados positivos de Mogi das Cruzes são destaque no Seminário Nacional de Ouvidorias

Ouvidoria Geral

31 de outubro de 2023
Resultados positivos de Mogi das Cruzes são destaque no Seminário Nacional de Ouvidorias (Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes participa do Seminário Nacional de Ouvidorias com duas ações: além de apresentar os resultados positivos do município com o novo modelo de gestão de ouvidorias, a equipe mogiana também oferece o workshop “Linguagem Simples”,  em parceria com o Colab. O congresso foi organizado pela Controladoria-Geral da União e acontece na capital paulista nesta semana.

Um novo Plano de Gestão foi implantado na Ouvidoria Municipal de Mogi das Cruzes em 2021, com práticas pautadas em evidências, analise de dados e eficiência de fluxos. A adoção do aplicativo Colab também trouxe mais agilidade no contato com o munícipe e permitiu o mapeamento dos dados com mais eficácia

O novo modelo de gestão da Ouvidoria Municipal, com decisões tomadas por meio da análise de dados. Para se ter uma ideia, só em 2023,  77%  das demandas na Ouvidoria de Mogi das Cruzes já foram resolvidas. Outro resultado importante foi a redução no tempo de resposta para os munícipes.  Desde 2021, a Ouvidoria reduziu este intervalo de 100 para 17 dias, em média – uma marca considerada recorde na cidade. O aumento na eficiência do serviço se deu após a adoção de uma série de estudos e medidas internas, o que resultou em uma reestruturação da Ouvidoria. 

Todos estes resultados, assim como o modelo de gestão, foram apresentados na 3ª edição do Seminário Nacional de Ouvidorias, que tem o objetivo de reunir ouvidoras e ouvidores de todos os entes federativos e poderes para a difusão de conhecimentos e troca de experiências. Neste ano, o tema que guia os encontros é “Ouvidoria Inteligente, Criativa e Participativa”. Pelo menos 150 ouvidores de municípios de diversas partes do país participam do seminário. As únicas ouvidorias municipais que apresentaram seus resultados no evento foram a da capital paulista e a de Mogi das Cruzes. 

“Levamos para outras cidades nossa experiência e metodologia, para que outros municípios possam ter os mesmos resultados positivos de Mogi das Cruzes. Percebemos que alguns dos presentes ainda utilizam modelos antigos de gestão e os ouvidores nos procuraram para obter mais informações”, explicou o diretor do departamento de defesa do usuário do serviço público, Thiago Batalha, responsável pelas apresentações. “Também falamos sobre as boas práticas na Ouvidoria Pública e a humanização tanto no atendimento ao público quanto no tratamento dos servidores”, completou. 

Além de Batalha, a comitiva mogiana contou com o Ouvidor Geral Cleber Castanho e as servidoras Andrea Costa, Ariane Queiroz e Liliane Santos. A equipe participou do seminário a convite da Ouvidora Geral da União, Ariana Frances, que coordenou o evento. 

Ouvidoria Geral de Mogi das Cruzes

A Carta de Serviços da Ouvidoria de Mogi das Cruzes está disponível no site da Administração, www.mogidascruzes.sp.gov.br. É uma ferramenta assegurada pela Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, com o objetivo de garantir transparência aos serviços públicos por meio de informações sobre as formas de acesso, prazos, locais e documentações requisitadas.

Para abrir um protocolo junto a Ouvidoria é necessário informar alguns dados pessoais, como CPF, endereço e CEP e relatar o pedido. As informações não ficam expostas no registro, caso haja pedido de sigilo. Cada pedido tem um prazo para ser respondido, que é informado no primeiro atendimento. Por meio do número do protocolo é possível acompanhar o andamento da solicitação.