Marcus Melo apresenta projeto de renovação urbanística de praças na área central

Secretaria de Obras

13 de fevereiro de 2019
Prefeito Marcus Melo falou sobre os desafios na área de mobilidade aos comerciantes e frisou a importância do projeto de renovação urbanística das praças (Foto: Junior Lago/PMMC)

O prefeito Marcus Melo apresentou nesta quinta-feira (13/02), na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o projeto de renovação urbanística das Praças Oswaldo Cruz, Sacadura Cabral e Diego Chavedar (nome dado à praça situada entre as ruas Cabo Diogo Oliver, Hamilton da Silva e Costa e Engenheiro Gualberto). O trabalho faz parte do planejamento do Complexo Viário Tirreno Da San Biágio e vai priorizar os pedestres, com arborização, novo mobiliário urbano, uma base de monitoramento da Guarda Municipal, áreas de estacionamento e a reorganização do sistema viário. O investimento será de R$ 3.930.632,99. O contrato já está assinado e o trabalho deve começar nas próximas semanas.

Ao lado de secretários municipais, Melo foi recebido pelo presidente da ACMC, Marco Zatsuga, e por lojistas da região central. Ele mencionou o rápido crescimento da cidade e os novos desafios na área de mobilidade urbana: “Atualmente a frota do município é de 257 mil veículos, um número que dobrou nos últimos 15 anos. Por outro lado, as ruas continuam as mesmas. Estamos enfrentando este desafio com obras como o Corredor Leste-Oeste e o complexo viário, que já foi concluído e terá agora este trabalho de renovação urbanística em seu entorno”, disse o prefeito, ao lado dos secretários Cláudio de Faria Rodrigues (Planejamento e Urbanismo), Walter Zago (Obras) e Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança).

O trabalho está baseado em três eixos de intervenção. O urbanístico prevê a priorização de pedestres, novos mobiliários, arborização e pisos drenantes. Já o social incluirá a base de monitoramento da Guarda Municipal, a iluminação pública em LED, o monitoramento com câmeras e a instalação de rede wi-fi. Finalmente, o eixo de mobilidade urbana contemplará a reorganização do sistema viário e a uma nova área de estacionamento.

Praças

A nova Praça Oswaldo Cruz terá uma faixa de travessia elevada, ponto de táxi, banca de jornal, bicicletário, área de carga e descarga, praça infantil, a base de monitoramento da Guarda Municipal e a rede wi-fi. A base da Guarda contará com recepção, espaço de monitoramento, copa, vestiários e local para guarda de equipamentos, com 126,49 metros quadrados de área.

A Sacadura Cabral receberá ponto de táxi, faixa de travessia elevada, áreas de embarque e desembarque, de carga e descarga, monitoramento/wi-fi, bicicletário e travessia de pedestres em nível. Já a praça Diego Leme Chavedar será construída com readequação de passeio e instalação de pontos de ônibus, área de embarque e desembarque, ponto de táxi, reorganização do sistema viário, faixa de travessia elevada, espaço de atividades com arquibancada, monitoramento/wi-fi, estacionamento para 21 vagas (para carros e motos), bicicletário e cabines de energia.

O prazo para execução da obra é de 18 meses. O secretário Claudio de Faria Rodrigues fez a apresentação do projeto aos comerciantes e tirou dúvidas, lembrando que o objetivo é valorizar os cidadãos, oferecendo a eles a possibilidade de contemplação da cidade em um ambiente arborizado e com oferta de novos equipamentos públicos. Já o secretário Sales reforçou que a segurança será um item fundamental na renovação urbanística, tanto que a base da Guarda reforçará a sensação de segurança em todo o entorno do complexo viário.

Caberá à Secretaria de Obras o gerenciamento do trabalho. De acordo com Walter Zago, a execução ocorrerá priorizando-se os pedestres e com um diálogo constante com os comerciantes da região: “Vamos assegurar as rotas de fluxo das pessoas, afinal o trabalho acontecerá numa área de grande movimento. Vamos ouvir as pessoas e os lojistas para que a obra ocorra da melhor forma possível para todos”, finalizou. (Marco Aurélio Sobreiro)