Programação em homenagem à Semana de Arte Moderna começa neste sábado

Secretaria de Cultura

09 de fevereiro de 2022
Programação em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 começa neste sábado e se estende até 19 de fevereiro

Neste sábado (12/02) terá início a programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Intitulada “Contexto e Protagonismo – 100 anos da Semana de 22”, a agenda vai reunir nove atrações, entre palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau. Todas as atividades são gratuitas e a entrada do público deverá obedecer a protocolos sanitários.  

A primeira atividade, neste sábado (12/02), será uma palestra com Rafael Puertas, que visa fazer uma apresentação da arte moderna, incluindo antecedentes, desdobramentos, contexto, características estilísticas e temáticas da literatura modernista brasileira, com o intuito de responder a seguinte indagação: “Semana de Arte Moderna: foi ou não foi”? A palestra terá início às 19 horas e será no Theatro Vasques, com recomendação de 16 anos.  

Já no domingo (13/02), acontecerá a estreia do documentário “Mário: um Modernista em Mogi”, que fala sobre vida e obra de Mario de Andrade e também sobre sua passagem por Mogi das Cruzes, no ano de 1936. O escritor veio à cidade para filmar as peculiaridades da Festa do Divino Espírito Santo e a visita serviu como subsídio para um artigo por ele escrito, intitulado “A Entrada dos Palmitos”, que foi publicado na Revista do Arquivo Municipal de São Paulo.

O documentário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem 40 minutos de duração e será exibido às 19 horas, no Theatro Vasques. Os interessados já podem fazer a troca de ingressos por pacotes de absorventes, diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, das 9h às 18h. Os itens arrecadados serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da campanha Tia Chica, do Fundo Social de Mogi das Cruzes, que combate a pobreza menstrual.

A programação também contará com a oficina “Experimentando a Poesia Moderna”, que será no dia 14 de fevereiro, às 17 horas, no Casarão do Carmo. A atividade será comandada pelo poeta-jogral Rafael Puertas, que é professor e entusiasta da literatura. Para essa atração em específico, é preciso se inscrever previamente, por meio de formulário online. A recomendação é 16 anos e são 30 vagas disponíveis. Inscreva-se

No dia 15 de fevereiro, será aberta no Museu Mogiano a exposição “Semana 22: 1922 em 2022”. A mostra visa trazer de forma educativa a todos os munícipes a trajetória e o marco que foi a Semana de Arte Moderna na história da arte brasileira. No acervo, constarão itens que remetem à música, literatura, artes plásticas e às artistas Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. A visitação é livre e acontecerá de terça a sábado, das 9h às 16h, até o dia 19 de março.

Também no dia 15, será realizada a palestra “Semana de 22: Encontros e Entremeios com os Processos Anticoloniais”, comandada por Thiago Francysco Rodrigues Cassiano. A proposta é discutir a relação entre a semana de 22 e os processos anticoloniais na arte, narrativa visual e cênica, a partir da proposta de Franz Fanon em seu livro “Pele Negra Máscaras Brancas”, em consonância com HomiBhaba, em “O Local da Cultura”. A atividade começa às 19 horas e será no Theatro Vasques.

No dia 16 de fevereiro, às 19 horas, será a vez do bate-papo “Do Rei da Vela ao Teatro Contemporâneo – a Herança da Semana de 22 no Teatro Brasileiro”. Será uma mesa de debate sobre teatro e modernismo, que partirá da obra O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. A mesa contará com mediação de João Aguiar e participação da atriz Jessica Nascimento, do ator Rodrigo Prestes, do historiador Mário Sérgio de Moraes e da pesquisadora Johana Albuquerque.

Em 17 de fevereiro, mais uma atividade será realizada pela programação da Semana de Arte Moderna. Será a palestra “Villa Lobos: A Música da Semana de 22”, comandada por Roberto Bordin. A proposta é falar sobre Villa Lobos e a Semana de 22, focando nas três noites em que ele se apresentou, o repertório e as reações do público ao evento. A palestra deve ser acompanhada por atração musical e terá início às 19 horas.

No dia 18 de fevereiro, acontecerá o sarau Mo(gi)dernismo 22 – 100 Anos da Semana de Arte Moderna. O evento será aberto à participação de todos os interessados e visa homenagear a semana de 22, com a participação de artistas e coletivos. O sarau terá início às 19 horas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente, por formulário online. Inscreva-se

O último evento da programação será a palestra “Arquitetura e Moda a Partir do Modernismo”, comandada por Celso Ledo Martins, que acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 19h, no Theatro Vasques. Trata-se de um debate a respeito dos reflexos e influências da Semana de 22 na arquitetura e demais meios de expressão artística.  

Todos os espaços culturais municipais estão operando com 70% de ocupação. No caso do Vasques, onde acontecerá boa parte da programação em homenagem à Semana de Arte Moderna, para as atividades que não requerem inscrição prévia, a orientação aos interessados é fazer a retirada antecipada de ingressos, diretamente na bilheteria do local. O intuito é evitar a formação de filas e aglomeração nos dias das atividades. O uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo das atividades.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900.