Obra de esgotamento no Botujuru deve ser concluída em 2020

Secretaria de Obras

11 de novembro de 2019
Estação elevatória de esgoto, em construção na avenida Francisco Rodrigues Filho, integra sistema de esgotamento sanitário do Botujuru e Cezar de Souza (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

As obras de esgotamento sanitário do Botujuru e Cezar de Souza chegam a 60% de execução e devem ser concluídas em 2020. É a maior obra de coleta e tratamento de esgoto em andamento na cidade, com um investimento de R$ 26 milhões. No total, serão implantados 45 quilômetros de redes de esgoto, 2.760 ligações prediais, 3.500 novas ligações prediais ao término da obra, 6 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), 4.000 metros de linhas de recalque (bombeamento) e 4.500 metros de coletores-tronco.

Como os coletores e estações elevatórias terão de passar por terrenos particulares, a Prefeitura teve dificuldade para conseguir autorização dos proprietários dessas áreas. Outra espera foi pela obtenção de licenças ambientais.

Além da topografia, dos licenciamentos e desapropriações, outro fator que precisou ser superado foram adaptações necessárias ao projeto, e como a obra tem recursos do Governo Federal, foi necessário submeter essa reprogramação à Caixa Econômica Federal, para nova aprovação.

A população beneficiada é de 35 mil pessoas, nos bairros do Botujuru, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Granja Anita e Conjunto Jefferson. Neste último bairro, o sistema já entrou em operação.

No início deste ano, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e a Prefeitura fizeram a interligação da rede de esgoto do conjunto, o que possibilitou a desativação da estação de tratamento do bairro. Com isso, os efluentes passaram a ser enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza, com utilização de um sistema mais moderno.

Além do Botujuru, o Semae e a Prefeitura investem em outras obras de esgotamento sanitário, como a implantação de um sistema autônomo de coleta, condução e tratamento de esgoto em Sabaúna, que está em fase final; reforma e modernização da Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, em Jundiapeba, e elaboração de projetos para sistemas de esgotamento sanitário nos núcleos isolados de Biritiba Ussú, Chácara Guanabara, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Parque Varinhas, Quatinga, Taiaçupeba e Vila Mathias (Sabaúna). Após a conclusão dos projetos, o Semae buscará recursos para as obras.

A Cidade é Aqui

A Prefeitura realiza nesta terça-feira (12/11), às 19 horas, mais uma edição do Programa “A Cidade é Aqui”, que será no Botujuru, no Cempre Professor José Limongi Sobrinho (rua Felipe Sawaya, 595). Durante a reunião de trabalho, o prefeito Marcus Melo e os secretários municipais conversam com os moradores, apresentando as ações da Administração Municipal e tirando dúvidas do público presente. As solicitações são encaminhadas diretamente aos secretários, para encaminhamento de providências. Leia mais aqui.