Prefeitura realiza edição do programa “A Cidade É Aqui” nesta terça, no Botujuru

Gabinete

11 de novembro de 2019

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta terça-feira (12/11), às 19 horas, mais uma edição do Programa “A Cidade é Aqui”, que acontecerá no Botujuru, no Cempre Professor José Limongi Sobrinho (avenida Felipe Sawaya, 595). Durante a reunião de trabalho, o prefeito Marcus Melo e os secretários municipais conversam com os moradores, apresentando as ações da Administração Municipal e tirando dúvidas do público presente. As solicitações são encaminhadas diretamente aos secretários, para encaminhamento de providências.

“São reuniões muito boas, nas quais temos um diálogo aberto e transparente com as pessoas. Apresentamos as ações da Prefeitura e também ouvimos demandas da população, que são levadas imediatamente aos secretários municipais, que estão presentes no encontro e já dão início à tomada de providências”, explica o prefeito.

Na área de educação, a Prefeitura está construindo uma nova creche para o atendimento de crianças em período integral, na rua do Rosário. O novo prédio terá capacidade para atender a 200 alunos, o dobro da capacidade de atendimento do modelo anterior de creches da cidade. Atualmente o bairro conta com três unidades que já atendem a 400 crianças em período integral.

O Cempre Prof. José Limongi Sobrinho do Botujuru é uma referência para o período integral na cidade. No complexo educacional, que conta com ginásio poliesportivo e auditório, são atendidos 775 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que passam o dia todo na escola. O ginásio é utilizado pela comunidade e em competições esportivas.

No mês de agosto, o Botujuru recebeu um mutirão de manutenção, executado por equipes da Prefeitura. A força-tarefa incluiu Operação Tapa-Buraco em importantes vias do bairro, como a avenida Felipe Sawaya, serviços de varrição, roçada, pintura de guias e retirada de lixo e entulho e também nivelamento e cascalhamento das estradas vicinais. Receberam melhorias as ruas Aleluia, Espírito Santo, Sete Quedas, Bonito, Glória, Colômbia, rua do Pavan, rua do Feital e Estrada do Sina.

As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão realizando obras de drenagem em trechos de três ruas do Botujuru: Aleluia, Páscoa e Palestina. O investimento é de R$ 570 mil, entre mão de obra e material e os trabalhos consistem na implantação de muros de arrimo e de gabião e também melhorias no sistema de drenagem, para o escoamento das águas pluviais. Após os trabalhos, as ruas passarão por limpeza e recapeamento.

O bairro do Botujuru, que ficou décadas sem rede de esgoto, caminha para finalmente contar com saneamento básico completo. A rede de esgoto que atenderá ao bairro deverá estar concluída em 2020. É uma obra gigantesca, composta por 45 quilômetros de redes, 3.500 ligações, seis estações elevatórias, 4 mil metros de linhas de recalque e 4.500 metros de coletores

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) também vai melhorar o abastecimento de água no Botujuru. Uma estação de bombeamento está sendo construída na rua Palestina, que bombeará a água até o reservatório da rua Professor Frederico Perretti, na parte mais alta do bairro, de onde é feita a distribuição para o restante do loteamento. A obra já atinge 80% de execução.

O Posto de Saúde do Botujuru passou por recente revitalização, com serviços de manutenção, reparos e pintura, mas uma obra mais ampla está sendo projetada para o local. O Posto de Saúde oferece consultas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de atendimento em odontologia, procedimentos de enfermagem e vacinação. Para casos de urgência e emergência em saúde, moradores do Botujuru e bairros próximos contam com a UPA 24 horas do Rodeio. (Marco Aurélio Sobreiro)