Descobrindo Mogi das Cruzes

A cerca de 50 km de São Paulo, Mogi das Cruzes situa-se no coração do Alto Tietê, rio que corta todo o município de leste a oeste. Apresenta uma população superior a 400 mil habitantes, caracterizada por uma classe jovem e um crescimento populacional acentuado.

Mogi das Cruzes é uma das cidades históricas do Brasil. Em 1560, a localidade era um ponto de descanso do bandeirante Braz Cubas em suas longas caminhadas no meio da mata. Situada às margens do Rio Anhembi - hoje chamado Tietê -, a região passou a ser utilizada como ponto de repouso por outros bandeirantes e rapidamente se tornou um povoado, que foi elevado à vila em 1º de setembro de 1611, recebendo o nome de "Villa de Sant'Ana de Mogi Mirim'. Naquela época, já havia uma estrada que dava acesso a São Paulo, construída pelo também bandeirante Gaspar Vaz.

Em pouco tempo, essa via passou a transportar urna quantidade crescente de pessoas, riquezas e suprimentos, fazendo a vila crescer e se tornar uma cidade. Atualmente, Mogi das Cruzes é conhecida por acolher colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a de origem japonesa, que já está em sua terceira geração no município.

Igreja Nossa Senhora do Rosário - 1898

História e
marcas do tempo

A cada esquina, Mogi apresenta marcos de história e de cultura. Igrejas, museus, templos e momumentos fazem parte de uma lista extensa de locais que foram testemunhas de uma história que começou em 1560

Igreja Nossa Senhora do Rosário - 1898 1

(1) Peças antigas e raras são encontradas no Museu da Igreja do Carmo; onde imagens (2) também estão expostas; (3) Igreja da Ordem 1ª do Carmo é um dos patrimônios históricos da cidade tombados pelo Iphan.

Igreja Nossa Senhora do Rosário - 1898 2
Igreja Nossa Senhora do Rosário - 1898 3

    Cronologia

  • 1560

    Braz Cubas foi o primeiro a se embrenhar pelas matas no território de Mogi, à procura de ouro.

    Igreja Nossa Senhora do Rosário - 1898
  • 1601

    Neste ano foi construída a primeira estrada que ligava São Paulo a Mogi das Cruzes, favorecendo o trânisto dos Paulistanos nesta região. Alguns deles se estabeleceram em Mogi das Cruzes, como seu fundador, Gaspar Vaz.

  • 1611

    Surge oficialmente a Vila de Sant’anna de Mogy Morim, em 17 de agosto (oficializada em 1º de setembro) como sítio de grande importância no projeto de povoamento do Brasil, pois até a metade do século XVI existiam 14 vilas já criadas todas no litoral, com exceção de São Paulo de Piratininga.

    Igreja Nossa Senhora do Rosário - 1898
  • 1822

    Mogi das Cruzes recebia o mais ilustre de todos os seus visitantes. Tratava-se do príncipe regente D. Pedro , que saiu do Rio de janeiro em 14 de agosto com destino a São Paulo, retornando a Mogi depois da Proclamação da Independência em 9 de setembro. Após breve descando no Convento do Carmo (propriedade dos carmelitas, instalados no município desde 1633, com a construção da Igreja da Ordem Primeira do Carmo), seguiu viagem, levando um documento dos mogianos reiterando apoio à independência do Brasil.

  • 1865

    13 de março: elevação à Cidade.

  • 1874

    14 de abril: elevação à Comarca.

  • 1931

    Idealizado pelo historiador Dr. Afonso Taunay e desenhado pelo artista J. Wasth Rodrigues, o brasão de armas de Mogi das Cruzes foi instituído pelo Ato nº 48, de 1º de julho de 1931 e restabelecido pela Lei nº 19, de 27 de fevereiro de 1948.

  • 1956

    Criada pelo então estudante Domingos Geraldo Sica, a bandeira de Mogi das Cruzes foi instituída e oficializada pela Lei Municipal nº 804 em 29 de novembro de 1956.

  • 1º de setembro

    Celebra-se o aniversário de Mogi.