UPA Oropó é aprovada por 78% dos pacientes, segundo pesquisa da primeira Ouvidoria Móvel

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

02 de fevereiro de 2017
Dos dias 23 e 29 de janeiro, Ouvidoria Móvel ouviu 137 usuários da UPA Oropó

Pesquisa de satisfação revela que 78% dos usuários aprovam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó. O levantamento foi realizado pela primeira Ouvidoria Móvel da Prefeitura de Mogi das Cruzes, dos dias 23 a 29 de janeiro. De 137 pacientes e/ou acompanhantes ouvidos, 88 deram nota 10 para a unidade, o que representa 64,2% do total. Dezenove pessoas atribuíram nota 9 ao serviço, índice de 13,9%.

A UPA ainda alcançou 11 notas 8 (8%), 4 notas 7 (2,9%) e 1 nota 6 (0,7%). Uma pessoa deu nota 4,5 (0,7%) e 13 (9,5%) não responderam.

O programa Ouvidoria Móvel foi lançado no dia 23 de janeiro pelo prefeito Marcus Melo para que os cidadãos avaliem os serviços prestados nos mais diversos equipamentos municipais, com foco no aprimoramento e na qualidade do atendimento.

As mulheres foram a maioria dentre as pessoas consultadas: 55%. Moradores de 33 bairros responderam à pesquisa, a maior parte da região onde fica a UPA, como Jardim Santos Dumont (23%), Jardim Layr (12%), Conjunto Santo Angelo (11%), Jardim Aeroporto (10%) e Oropó (9%).

Especificamente sobre o atendimento médico, o índice de ótimo/bom é de 89% dos usuários. Aprovação ainda mais significativa foi obtida pela equipe de enfermagem: 93% de ótimo e bom. Entre os usuários, 1% considerou o serviço regular e nenhum avaliou como ruim ou péssimo. Outros 6% não responderam.

Quanto à recepção, 63% consideraram que os funcionários foram atenciosos, índice que sobe para 69% quando a avaliação é para a triagem – serviço realizado por enfermeiros.

Em relação ao tempo de espera para ser chamado pelo médico, a maioria (58%) foi atendida de forma imediata e outros 31% em até 30 minutos. A aprovação se estende ao tempo para retirada de medicamentos: o índice de ótimo/bom é de 70%.

Por fim, limpeza e higiene também foram motivo de satisfação dos pacientes e/ou acompanhantes: 76% consideraram as condições ótimas e 21%, boas (somando um índice de 97% de aprovação). Os outros 3% não responderam.

"Os resultados da primeira pesquisa realizada pela Ouvidoria Móvel mostrou que estamos no caminho certo. A saúde não é uma obra pronta e sempre há o que melhorar, mas os índices de satisfação dos atendidos na UPA do Oropó indicam que estamos acertando e oferecendo um serviço de qualidade", comentou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A diretora administrativa da UPA, Adriana Guimarães, afirmou que a participação dos usuários é fundamental para a melhoria contínua dos serviços prestados. "O resultado da Ouvidoria Móvel é consequência da dedicação dos colaboradores, que têm se empenhado bastante desde o primeiro dia de funcionamento da unidade. O desempenho alcançado na Ouvidoria Móvel, somente aumenta a nossa responsabilidade de seguir mantendo uma boa assistência e no cuidado com o paciente desde a chegada à recepção até o momento em que é liberado", destacou.

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Transportes instalará a sinalização indicando a permissão de estacionamento nas proximidades da UPA – embora não fizesse parte do questionário, muitos usuários observaram essa necessidade. Atualmente, há três vagas disponíveis para pacientes em situação de urgência e emergência.

 

A unidade

A UPA Oropó entrou em funcionamento no dia 23 de dezembro de 2016. A unidade tem capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês e é a segunda UPA instalada na cidade – a primeira funciona há pouco mais de um ano no bairro do Rodeio.

A partir de fevereiro, a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que gerencia a UPA Oropó, dará início a um serviço de atendimento ao público que frequenta a unidade. O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) dará continuidade ao trabalho iniciado pela Ouvidoria Móvel, criando um canal com os pacientes sobre temas como agilidade no atendimento, higiene do local, qualidade dos serviços médicos e ambulatoriais, entre outros. (Julio Nogueira/Colaborou Ana Paula Frias)

 

Pesquisa de satisfação UPA 24h – Oropó

Período: 23 - 29 janeiro/2017

Participação: 137 pessoas ouvidas

 

Abrangência: 33 bairros

Santos Dumont: 23%

Layr: 12%

Conjunto Santo Angelo: 11%

Jardim Aeroporto: 10%

Oropó: 9%

Braz Cubas: 04%

Parque São Martinho: 03%

Boa Vista: 02%

Mogi Moderno: 02%

Outros bairros: 24%

 

Avaliação geral

Nota 10: 64,2%

Nota 9: 13,9%

Nota 8: 8%

Nota 7: 2,9%

Nota 6: 0,7%

Nota 4,5: 0,7%

Não responderam: 9,5%

 

Atendimento médico

Ótimo: 70%

Bom: 19%

Regular: 4%

Ruim: 4%

Péssimo: 1%

Não responderam: 2%

 

Tempo de espera para ser chamado pelo médico

Imediato: 58%

Até 30 minutos: 31%

Até 1 hora: 7%

Até duas horas: 4%

 

Atendimento de enfermagem

Ótimo: 66%

Bom: 27%

Regular: 1%

Ruim: 0%

Péssimo: 0%

Não responderam: 6%

 

Atendimento na triagem

Atencioso: 69%

Rápido: 28%

Cordial: 1%

Desatencioso: 1%

Longo: 1%

Grosseiro: 0%

 

Tempo para retirada de medicamentos

Ótimo: 61%

Bom: 9%

Regular: 3%

Ruim: 1%

Péssimo: 6%

Não responderam: 20%

 

Atendimento na recepção

Atencioso: 63%

Rápido: 34%

Cordial: 2%

Desatencioso: 0%

Longo: 0%

Grosseiro: 1%

 

Limpeza e higiene

Ótimo: 76%

Bom: 21%

Regular: 0%

Ruim: 0%

Péssimo: 0%

Não responderam: 3%

 

 

Anexos