Secretaria de Mobilidade e Trânsito
A Secretaria Municipal de Transportes iniciará nesta quinta-feira (07/06) uma pesquisa com moradores e comerciantes da região das avenidas Capitão Manoel Rudge e Laurinda Cardoso de Mello Freire sobre as propostas de alteração no trânsito do local. Esta ação complementa a consulta online realizada pela administração municipal sobre o tema.
Durante o trabalho de pesquisa, serão ouvidos moradores e comerciantes das duas avenidas e das ruas Sebastião Domingues, Professor João Cardoso Pereira, José Elói Pupo, Galdino Alves, Adelino Torquato, Benjamim Rodrigues Ferreira e Caetano Grieco, além da praça Norival Tavares.
O trabalho também acontecerá nos quarteirões adjacentes às avenidas das ruas Frederico Straube, Agostinho Caporali, Sérgio Plaza, José Urbano Sanches, Cruzeiro do Sul e Antonio Nascimento Costa.
“A intenção desta etapa é que haja a participação de quem mora, trabalha e circula pela região, de forma bastante transparente, para que seja possível adotar as medidas que venham a beneficiar a comunidade, a mobilidade e a segurança de todos”, afirmou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
O secretário lembrou ainda que já foi realizada uma consulta online sobre o tema, que ficou disponível durante 45 dias no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Durante este período, foram contabilizadas 144 contribuições da população.
Além disso, o secretário também participou de uma reunião com comerciantes sobre o tema, realizada no dia 16 de maio, na Associação Comercial de Mogi das Cruzes.
Proposta
A proposta para a região prevê a transformação da avenida Capitão Manoel Rudge em mão única de direção, no sentido Centro-Bairro. O sentido inverso seria feito pela avenida Laurinda Cardoso de Mello Freire e pela rua Sebastião Domingues, que também passariam a ter sentido único, mas Bairro-Centro. De acordo com os estudos, as vias também receberão melhorias para a circulação do fluxo de veículos e para a segurança dos pedestres.
Além das mudanças nas vias para a entrada e saída do bairro, o estudo também propõe a inversão de mão de direção na rua Professor João Cardoso Pereira, no quarteirão entre as avenidas Capitão Manoel Rudge e Laurinda Cardoso de Mello Freire. A circulação na praça Francisca de Campos Mello Freire, conhecida como “Praça dos Enfartados” também está sendo estudada.
De acordo com o projeto, os principais pontos de conflito a serem eliminados estão no encontro da avenida Capitão Manoel Rudge e da rua Sebastião Domingues com a praça Norival Tavares, principalmente para os pedestres, e da rua João Cardoso Pereira com as avenidas Laurinda Cardoso de Mello Freire e Capitão Manoel Rudge. Além disso, o trânsito de veículos em uma mão de direção pelas vias também deverá ter benefícios, possibilitando mais segurança para o estacionamento de veículos e a passagem de pedestres. (Luiz Maritan)