O presente pedido trata do requerimento de Licenças Ambientais Municipais de atividades que causam ou possam causar impacto local no município. São licenças ambientais emitidas pela prefeitura:
Conforme a especificidade do empreendimento as licenças poderão ser emitidas de forma concomitante.
Telefone:4798-5967
E-mail:licenciamento.svma@mogidascruzes.sp.gov.br
Solicitação pela internet:https://mogidascruzes.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=21
Quem pode solicitar:Deverá ser efetuada pelo proprietário do empreendimento ou seu representante legal.
Dia e horário de atendimento:Atendimento telefônico: segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00.
Atendimento técnico presencial às terças-feiras.
Documentos necessários:
Comprovante de pagamento da taxa de análise*;
Documentos do Interessado:*
Pessoa física:*
Cópia do RG/CPF;*
Comprovante de Endereço.*
Pessoa jurídica de direito privado:*
Cópia do CNPJ;*
Cópia do Contrato Social e alterações ou estatuto, com eleição do representante legal*
Documentos do item ‘a’ do representante legal.*
Pessoa jurídica de direito público:*
Identificação do órgão;*
Cópia do RG/CPF do representante legal;*
Publicação no diário oficial ou portaria de nomeação do representante.*
Nos casos de representante para o processo (procurador), deverá ser apresentado:
Cópia do RG/CPF do outorgado;*
Procuração.*
Documento do Responsável Técnico pelos projetos ambientais:*
Cópia CPF/RG do Responsável Técnico, se pessoa diferente do outorgado;*
Anotação de Responsabilidade Técnica assinada.*
Documentos do imóvel:*
Matrícula atualizada em até 180 dias;*
IPTU atualizado do ano vigente;*
Contrato de Locação, se o caso;
Ata de Reunião do Condomínio, nos casos de árvores em área comum;
Outro documento que comprove posse e legitimidade.
Documentos Técnicos:*
Certidão de Uso e Ocupação do Solo;*
Conta de água atualizada, ou Certidão de Constatação de Redes;*
Mapa de Localização contendo a área de interesse, em escala adequada;*
Arquivo KMZ/KML ou shapefile da delimitação da propriedade*;
Mapa demonstrando a sobreposição da área de interesse à Cartografia EMPLASA, indicando o perímetro da área do empreendimento;*
Memorial de Caracterização do Empreendimento devidamente assinado;*
Planta baixa devidamente aprovada pela SMPU;*
Planta baixa contendo o layout e localização dos equipamentos listados no MCE*;
Licença anterior emitida pela CETESB (se existente);
Manifestação do SPÁguas para os casos com interferências nos corpos hídricos, se couber;
Obs: Todos os projetos técnicos deverão estar assinados com ART.
O Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental poderá a qualquer momento solicitar documentos e estudos específicos pertinente ao caso.
Obs: Itens obrigatórios (*).
Secretarias e Órgãos envolvidos:O prazo é variável em função da complexidade do processo e do atendimento do interessado aos Comunique-ses.
Taxas:Por e-mail. O interessado receberá uma notificação 1Doc quando da tramitação do processo.
Fluxo:Lei Federal nº 12.651/2012 - Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nºs 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nºs 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.
Lei Complementar 140/2011 - Fixa normas, nos termos dos incisos III, VI e VII do caput e do parágrafo único do art. 23 da Constituição Federal, para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora; e altera a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981.
Deliberação Normativa CONSEMA 01/2024 - Fixa tipologia para o licenciamento ambiental municipal de empreendimentos e atividades que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local, nos termos do Art. 9º, inciso XIV, alínea “a”, da Lei Complementar Federal nº 140/2011.
Lei Municipal nº 6552/2011 - Dispõe sobre critérios e procedimentos destinados à atividade de licenciamento ambiental no Município de Mogi das Cruzes, estabelece a Taxa de Licenciamento Ambiental (TLA) e dá outras providências.
Decreto Municipal nº 20.919/2022 - Dispõe sobre os critérios e parâmetros para licenciamento ambiental municipal de baixo, médio e alto impacto local, autorização para corte de árvore isolada ou para supressão de fragmento de vegetação ou intervenção em área de preservação permanente no Município de Mogi das Cruzes e compensação ambiental, nos termos da Lei Municipal nº 6.552 de 29 de junho de 2011 e legislação supervenientes; revoga o Decreto Municipal nº 19.549 de 17 de setembro de 2020 e Resolução SVMA nº 05 e 06, com este Decreto em desconformidade.
Demais legislações competentes ao tema, podem ser verificados no site da CETESB (clique aqui)
Anexos: