O Alvará de Funcionamento é o documento oficial que autoriza o exercício de uma atividade econômica em determinado local. Sua emissão atesta que o estabelecimento cumpre os requisitos legais, urbanísticos, sanitários e de segurança, estando, portanto, apto a operar dentro dos parâmetros regulamentares vigentes.
Para as empresas classificadas como Alto Risco, profissionais autônomos e algumas atividades específicas como Bancas de Jornal, é necessário também anexar os documentos exigidos no Sistema de Protocolo Eletrônico da Prefeitura de Mogi das Cruzes (1Doc), para análise técnica.
Solicitação pela internet: Local de entrada:Rua Francisco Franco, 133 - Centro
Outros documentos poderão ser solicitados posteriormente.
Secretarias e Órgãos envolvidos:Alto Risco: 30 dias.
Taxas:Alto Risco (exercício 2025):
Em caso de dúvidas, entre em contato:
O acompanhamento do processo de licenciamento pode ser feito por meio do e-mail cadastrado no processo e da interação no Sistema de Protocolo Eletrônico (1Doc).
Fluxo:Acesse o Sistema de Protocolo Eletrônico (1Doc) da Prefeitura e providencie os documentos solicitados para análise. Após a tramitação entre os departamentos envolvidos, é emitido o Alvará de Funcionamento pela Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, através do Sistema de Protocolo Eletrônico da Prefeitura (1DOC).
Observações importantes
Regulamentação