Cadastro CCM: Inscrição no CCM
Favorito Imprimir Impostos e TaxasInscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) de pessoas fisicas e jurídicas para o recolhimento dos tributos mobilários.
ccm@mogidascruzes.sp.gov.br
Acessar serviço:https://servicos.mogidascruzes.sp.gov.br/tbw/loginWeb.jsp?execobj=ServicoCadastroPrevioSolicitar
Agendar atendimento:http://agendamentopac.pmmc.com.br/
Quem pode solicitar:O representante legal da pessoa jurídica.
O prazo para os contribuintes promoverem sua inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM é de 30 (trinta) dias, contados a partir de sua constituição.
Dia e horário de atendimento:Atendimento para duvidas preferencialmente por e-mail: ccm@mogidascruzes.sp.gov.br ou presencialmente no Prédio Sede, no 1º andar no Departamento de Fiscalização/ISS / Cadastro Mobiliário de segunda a sexta-feira das 9h as 17h.
Pessoa Física:
- Na aba integrantes:
	
- Cópia completa do documento do titular (RG ou CNH);
 - Cópia de um comprovante de endereço recente (Conta de água, luz, telefone, etc)
 
 - Na aba Documentos:
	
- Cópia do espelho do carnê de IPTU (folha onde constam os dados cadastrais do imóvel) ou Cópia do ITR e croqui de localização (em caso de zona rural);
 - Registro no Conselho de Classe, com o comprovante de pagamento da anuidade, quando houver a necessidade (para atividades regulamentadas pelos órgãos oficiais Ex: CRM, CRO, CAU, CREA, CREFITO, etc);
 
 - Observação:
	
- Preencher no campo de Observação:
		
- Com NFS-e: Com o dizer: "Preciso emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica" e selecionar no TipoISS: "ISS Variável".
 - Com ISS Fixo: Com o dizer: "Quero pagar o ISS Fixo" e selecionar no TipoISS: "ISS Fixo".
 
 
 - Preencher no campo de Observação:
		
 
Pessoa Jurídica:
- Na aba integrantes:
	
- Cópia completa do documento dos sócios ou titular (RG ou CNH);
 - Cópia de um comprovante de endereço recente (Conta de água, luz, telefone, etc)
 
 - Na aba Documentos:
	
- Cópia do espelho do carnê de IPTU (folha onde constam os dados cadastrais do imóvel) ou Cópia do ITR e croqui de localização (em caso de zona rural);
 - Cópia do comprovante de endereço recente do local da empresa (Conta de água, luz, telefone, etc);
 - Cópia do CNPJ;
 - Cópia do documento de constituição (Contrato Social, Estatuto e Atas, Requerimento de Empresário) e suas alterações, se houver;
 
 
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
 - Secretaria de Finanças
 - Secretaria de Planejamento e Urbanismo
 
10 dias.
Requisitos:Caso o requerente seja representante constituído do interessado, deverá juntar além dos documentos necessários, cópias do seu RG e CPF, procuração ou autorização com firma reconhecida.
- Expediente R$ 21,06 (Exercício 2025);
 - Expediente com vistoria técnica R$ 87,00 (Exercício 2025), pessoa jurídica ou pessoa física estabelecida.
 
E-mail e presencialmente.
Forma de acompanhamento:Sistema de Protocolo Geral.
Solicitação do pedido via internet, recolhimento da taxa, análise da documentação, inclusão no cadastro, geração dos tributos, disponibilização para o contribuinte na internet, e tramitação para outras secretarias, caso seja necessário, para demais providências.
- Para maiores esclarecimentos, consulte Perguntas Frequentes e Legislação.
 - Contribuinte efetua o pedido de inscrição pela internet e entrega os documentos em um dos Postos de Atendimento ao Cidadão - PAC ou na Sala do Empreendedor;
 - O município de Mogi das Cruzes é integrante do Programa de Licenciamento Integrado do governo do Estado, que visa a desburocratização nos procedimentos de regularização de empresas. Dessa forma, toda empresa que se encontra estabelecida no Município, deverá apresentar, além da documentação necessária, o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI), obtido através do portal na internet www.sil.sp.gov.br;
 - É indispensável a prévia consulta à Secretária de Planejamento e Urbanismo, para verificação se o zoneamento do local, autoriza ou não, o exercício da atividade pretendida;
 - Em caso de atividade classificada como Alto Risco, o protocolo deverá ser presencial, sendo realizado junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social;
 - A falta dos documentos exigidos prejudicará a análise do pedido, podendo implicar em seu arquivamento;
 - O procedimento e os documentos exigidos estão sujeitos à alteração;
 
Outros serviços