O Alvará de Funcionamento é o documento oficial que autoriza o exercício de uma atividade econômica em determinado local. Sua emissão atesta que o estabelecimento cumpre os requisitos legais, urbanísticos, sanitários e de segurança, estando, portanto, apto a operar dentro dos parâmetros regulamentares vigentes.
A solicitação do Licenciamento é realizada de forma eletrônica, por meio do Integrador Estadual Via Rápida Empresa – REDESIM (VRE-REDESIM), da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) e deve ser renovada 30 dias antes do término da vigência da licença vigente. A classificação de risco é atribuída automaticamente, conforme os critérios de cada órgão licenciador envolvido.
Para as empresas que exercem atividades classificadas como Alto Risco, profissionais autônomos e permissionários de bancas de jornal, é necessário também anexar os documentos comprobatórios exigidos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura de Mogi das Cruzes, para análise técnica.
Solicitação pela internet:https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-governo-e-transparencia/protocolo-digital
Local de entrada:Rua Francisco Franco, 133 - Centro
O protocolo de documentos é necessário apenas para a emissão do Alvará de Funcionamento das empresas classificadas como Alto Risco no REDESIM e varia de acordo com a atividade exercida.
Documentos comuns para todas as atividades:
Para Indústrias e Postos de Combustíveis:
Para Comércio de Gás:
Para Instituições de Ensino:
Para Casas Noturnas e similares:
Para Profissionais Autônomos e Profissionais da Saúde acesse este link.
Para permissionários de Bancas de Jornal acesse este link.
Secretarias e Órgãos envolvidos:Baixo Risco: 1 dia
Alto Risco: 30 dias
Taxas:
Telefone: 4798-5128
Whatsapp: 4798-6364
E-mail: licenciamento.smdet@mogidascruzes.sp.gov.br
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Forma de acompanhamento:
O andamento do processo de licenciamento pode ser acompanhado por meio dos seguintes canais, de acordo com a classificação de risco da atividade:
Para iniciar o processo, acesse o campo VIABILIDADE no sistema Via Rápida Empresa – REDESIM (VRE-REDESIM) e selecione o evento 999 – Regularização de Empresa.
Etapa 1 – Viabilidade
Após a análise e o deferimento da viabilidade pela equipe de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura, o processo será liberado para continuidade no campo LICENCIAMENTO.
Etapa 2 – Classificação de Risco e Licenciamento
Após o preenchimento das informações no sistema, o VRE-REDESIM irá classificar automaticamente o grau de risco da atividade econômica:
Etapa 3 – Emissão do Alvará
Após a tramitação entre os departamentos e a liberação por todos os órgãos integrados, o Alvará de Funcionamento será emitido diretamente no sistema REDESIM. O Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) também estará disponível para download e deverá ser fixado em local visível no estabelecimento.
Importante:
Regulamentação
ATENÇÃO: Ao iniciar o Protocolo no Sistema SEI, informar no campo ESPECIFICAÇÃO: "ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO - [DIGITAR NOME DA EMPRESA]"
Anexos: