100 dias é só o começo....

A Prefeitura de Mogi das Cruzes investe nestes primeiros 100 dias de governo em 29 obras em andamento e outras 14 em licitação.

Nos primeiros cem dias do ano, o foco de ações administrativas para inovar, humanizar o serviço prestado à população e oferecer transparência às decisões de governo se consolidaram como alicerce para os próximos anos.

Os desafios surgidos com o atual cenário nacional ainda permitem a Mogi das Cruzes planejar o seu crescimento com ações integradas que serão ampliadas nos próximos meses.

Construção de 14 creches, com a criação de 2.697 vagas na rede infantil, 4 novas escolas municipais e a primeira Escola de Música da cidade, no bairro do Socorro.

Implantação do Polo Digital de Mogi das Cruzes, maior investimento de estímulo às novas tecnologias e inovação compartilhada entre criadores de softwares, startups e investidores na chamada indústria limpa.

Odontologia no SIS. A partir de maio, a primeira consulta odontolóigica poderá ser marcada pelo telefone 160, do SIS.

Modernização do SIS com novos recursos e funcionalidades para o público interno (funcionários) e externo (pacientes. Entre as novidades está a criação de um portal para que os pacientes possam consultar resultados de exames, datas de consultas e procedimentos agendados.

Implantação da Unidade de Estratégia Saúde da Família na Vila Nova União. Será a 14ª unidade de ESF na cidade em uma região estrategicamente escolhida. Fase atual é a procura por terreno adequado no bairro.

Lançamento da campanha de trânsito Mogi Pela Vida, a maior da história da cidade, com intervenções em vias públicas, palestras, campanhas de conscientização e a retomada das atividades da escolinha mirim de trânsito. Começa no dia 12 de abril

Lançamento do aplicativo do transporte coletivo Mogi no Ponto, que fornece localização de pontos de ônibus, linhas que passam pelas paradas, horário, previsão de tempo para realizar o percurso. Entra em operação em 13 de abril.

Entrega de 22 novos ônibus para a renovação da frota. A partir do dia 13 de abril.

Ampliação da Unica Jundiapeba, com a construção de um centro cirúrgico para a realização de pequenas de cirurgias. Investimento de R$ 841 mil

Aquisição de 6 novas viaturas para a Guarda Municipal. Novos carros começam a circular no dia 11 de abril.

Implantação da Ronda Escolar, para aumentar a segurança no entorno das escolas.

Plantio de 50 mil mudas de árvores em todas as regiões da cidade. Começa no dia 13 de abril.

Cuida+Mogi avançará para novos bairros em todas as regiões de Mogi das Cruzes. Mais zeladoria na cidade.

Ampliação da operação tapa-buracos.

Ações de recuperação em outras estradas vicinais

Ampliação do número de Academias da Terceira Idade (ATIs), proporcionando mais qualidade de vida ao mogiano.

Reforma e readequação dos sistemas de água e esgoto na cidade, em Jundiapeba, Conjunto Toyama 2, Oceania, ETA Centro, Jardim Bela Vista, Conjunto São Sebastião, Sabaúna e Jardim Santa Tereza, entre outros.

Elaboração de projeto de lei para regularização de construções

Elaboração de projeto de lei para criação do Programa de Parcelamento Incentivado.

Abertura do Refis, para refinanciamento de dívidas com a administração municipal com juros menores. Criará condições mais favoráveis ao contribuinte para quitação de débitos com a Prefeitura.

Revisão da Planta Genérica de Valores de IPTU.

Implementação do IPTU Progressivo.

Capacitação de produtores rurais para diversificação de culturas e obtenção de futuro selo de qualidade dos produtos mogianos, o que permite maior estímulo ao produtor local e mais segurança ao consumidor da cidade.

Implantação do Sistema de Aprovação Digital de Projetos Arquitetônicos através do Departamento de Licenciamento de Obras Particulares.

Conclusão do projeto de urbanização de Jundiapeba até o final do ano.

Implantação do Código de Obras e Edificações da cidade ainda em 2017.

Prefeitura de Mogi das Cruzes: Novas ideias para você viver melhor Inovação, qualidade de vida, criatividade e gestão

O que já foi feito

A Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibiliza abaixo informações sobre os principais projetos executados nos primeiros 100 dias da nova gestão. É a Prefeitura atuando com total transparência para inovar e humanizar sua prestação de serviços à população. Clique no banner de cada Secretaria para conferir as ações já realizadas.

Treinamento da Patrulha Rural, para vigilância permanente nos bairros rurais em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

Programa Iluminando os Caminhos Rurais, de reposição de lâmpadas nas estradas por material de LED.

Estímulo à participação dos produtores no processo para aquisição de produtos da Agricultura Familiar. Secretaria de Agricultura está desenvolvendo um programa de estímulo aos produtores voltado à Agricultura Familiar, divididos em: diversificação de culturas e alimento saudável é alimento seguro. Neste processo estão envolvidos 58 produtores rurais, que participaram de 15 reuniões neste ano. Destes, 46 fornecerão para a merenda escolar. O processo para aquisição de produtos da Agricultura Familiar (verduras e legumes) foi firmado em abril e conta com apoio da Secretaria de Educação. A compra de alimentos da agricultura familiar melhora a qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal de ensino.

Ação conjunta com a Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Incra para combater invasões na área dos chacareiros, em Jundiapeba. Reunião realizada no dia 24 de março reuniu o superintendente regional do Incra, Edson Alves Fernandes; vereadores; o promotor de Justiça Flávio Leão de Carvalho; representantes da Cetesb, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Coordenadoria de Assistência Técnica (Cati), Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur), Procuradoria Geral do Município e os secretários municipais da Segurança, Agricultura, Verde e Meio Ambiente e Assistência Social.

Início de funcionamento da Feira Livre de Taiaçupeba, todos os domingos, das 6h às 12h, na rua Seis de Junho

Implantação do Irsas, sistema de gerenciamento digital para incrementar e facilitar o funcionamento da rede de serviços socioassistenciais. Mecanismo integra equipamentos do setor, cadastros e informações. Foram realizadas capacitações de cerca de 200 profissionais da secretaria para gerenciamento do novo sistema.

5º Encontro da Rede Socioassistencial, com a participação de cerca de 600 profissionais que atuam nos serviços de assistência social do município. O tema do evento foi "Um caminho para consolidar parcerias", com palestra sobre humanização.

Cursos de capacitação e formação de atividades da assistência social, que representam mais de 30 entidades. Nos primeiros 100 dias de governo, foram capacitadas 7.238 pessoas nas áreas de atenção a crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, direitos da mulher, entre outros.

Promoção de novas abordagens a pessoas em situação de rua em parceria com as Secretarias Municipais de Segurança, Serviços Urbanos e Saúde na primeira fase. Na segunda etapa, está previsto um plano de capacitação, geração de renda, alfabetização, moradias, entre outras. Nos primeiros 100 dias, foram registrados 15 casos de superação com acompanhamento do Centro Pop para retorno às famílias ou vida independente.

Dinamização da Unidade Móvel de Assistência Social para promover prestação de serviços às famílias em situação de vulnerabilidade social que residem em bairros distantes do CRAS e participação efetiva no Programa Bairro Feliz.

Ciclo de debates e palestras sobre direitos da mulher, apoio a mulheres em situação vulnerável e ampliação de políticas públicas para as mulheres no mês de março, dentro da programação especial em comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Assinatura do Acordo de Cooperação do Programa Seja Digital, que beneficiou mais de 28 mil famílias de baixa renda com conversores digitais até o momento.

Seminário sobre o Plano de Medidas Socioeducativas, no Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social Contra o Mosquito Aedes aegypti.

Campanha para arrecadação de recursos para os fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente por meio de doações de percentual do imposto de renda devido do contribuinte.

Encontro do prefeito e secretários com paratletas e familiares no Ginásio Municipal de Paradesporto.

Apresentação da Vila Dignidade e do Centro Dia do Idoso para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Integração do município ao Programa Criança Feliz, voltado para o atendimento de gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Apresentação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e visita aos equipamentos públicos Vila Dignidade, Residência Inclusiva , e Centro Dia do Idoso às Prefeituras Municipais de Taubaté, Barueri e Jacareí.

Abertura do cadastramento de artistas da cidade, um estímulo à atividade cultural na cidade. Desde 2015, são 1.696 artistas cadastrados. Neste ano, foram 630 procedimentos de atualização ou novas inscrições

Abertura de inscrições de projetos para a Lei de Incentivo à Cultura.

Lançamento da cartilha da Lei de Incentivo à Cultura

Início das obras de reforma do Casarão do Carmo (R$ 115 mil).

Abertura de inscrições de projetos para gravações no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM)

4º Festival de Verão de Mogi das Cruzes, realizado entre os dias 19 e 29 de janeiro. Reuniu cerca de 12 mil pessoas.

1º Dia do Choro Mogiano, realizado no dia 11 de fevereiro, no Theatro Vasques

5ª Mostra “Olhar Feminino”, realizada entre os dias 7 de março e 2 de abril, no Centro Cultural, com 33 obras

Seminário “Olhares da Gestão Cultural”, realizada em 21 de março, no Auditório da Prefeitura

9ª Mostra Comemorativa ao Dia do Artesão, realizada de 14 a 24 de março, no Hall da Prefeitura

Festival da Canção de Mogi das Cruzes teve 889 composições inscritas, de 653 compositores das mais diversas partes do país, o que corresponde a praticamente o quádruplo do que foi recebido na edição de 2016 (267 composições). As inscrições partiram de 194 diferentes cidades, de 21 estados brasileiros e, do total de inscrições, 56 foram de Mogi das Cruzes.

Feira do Emprego e Empreendedorismo, com abertura de mais de mil vagas de empregos. O Emprega Mogi contou com o apoio de sete agências de emprego, CIEE, Amoa e três empresas da cidade. Em 2013, em um outro cenário econômico, a Feira do Emprego ofereceu 2,3 mil vagas de emprego. Mais de 8 mil trabalhadores compareceram ao evento neste ano, que ofereceu também palestras e orientações sobre a necessidade de capacitação e planejamento na busca pelo novo emprego. Parceiros envolvidos na edição 2017: Sebrae, Senai, ETEC, Fatec, Correios, Sinduscon, ,Ciesp, ACMC, Polo Digital, Sescon Serviços e programas da Prefeitura: Banco do Povo, Sala do Empreendedor, Procon, Fundo Social de Solidariedade, Copede – Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Crescer.

Solicitação ao Governo do Estado para a inclusão de Mogi das Cruzes como Município de Interesse Turístico.

Realização de duas turmas do Curso de Qualificação de Atendimento ao Cliente, em parceria com empresa de telemarketing, com 89 contratações imediatas.

Mostra do Banco do Povo. Realizada em março com o objetivo de incentivar novos empreendedores a investir na cidade. O Banco do Povo tem realizado ações externas para levar informações e orientações mais perto dos empreendedores. Neste ano, estiveram no Largo do Rosário, Mercado Municipal e Mogi Plaza.

Lançamento do Via Rápida Empresa 2. Nova ferramenta permite que a abertura de empresas seja feita totalmente internet, com toda a documentação digitalizada. Encontro, realizado Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), reuniu contadores da cidade.

Redução na espera por vagas em creches – A Secretaria de Educação conseguiu atender a 4.314 crianças com vagas em creches por meio do sistema informatizado de gerenciamento estratégico. Em dezembro de 2016, Mogi registrava uma demanda de 5.989 crianças de 0 a 3 anos à espera de vaga. Com o sistema, esse número caiu em 1.674. Após o término das novas inscrições em março, o volume a ser atendido ficou em 4.146 crianças, 31% a menos do que quando não havia o mapeamento informatizado.

Crescer bate recorde de inscrições em relação a 2016 – No primeiro bloco de cursos de 2017, o Crescer (Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos) ofereceu 5.555 vagas nas seis unidades do programa. Em 2016 foram oferecidas 4.210 vagas. Foram recebidas 42.882 inscrições entre os dias 26 e 28 de janeiro, feitas por 15.655 pessoas, já que era possível se inscrever em mais de um curso.

Reforma e ampliação da EM Eng. Claudio Abrahão – O investimento na escola do Jardim Santa Tereza foi de R$ 2,4 milhões. O prédio antigo se transformou em uma nova unidade escolar com a reforma de dez salas e construção de outras cinco, além de uma nova área administrativa, biblioteca multimídia, sala de informática e miniquadra. Atualmente são atendidos 950 alunos, sendo 700 da própria Claudio Abrahão e 250 da Escola Municipal Professora Auta Cardoso de Mello, do Jardim Aeroporto III, que também passa por reforma.

Material do Programa Ler e Escrever – O programa de padronização do conteúdo didático atende 87 escolas municipais e os 27 mil alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade de ensino oferecido aos alunos. Todos os alunos receberam o material que será trabalhado em 100% das escolas que atendem esta faixa etária.

Alimentação escolar – O Departamento de Alimentação Escolar promoveu o I Encontro dos Manipuladores de Alimentos em 01/03/2017 no auditório do Cemforpe, que reuniu os funcionários que atuam nas cozinhas das escolas da Rede Municipal e Subvencionada. Compareceram aproximadamente 570 profissionais.

Departamento Pedagógico – Início das formações em educação ambiental, Sebrae/SP/Empreendedorismo, Educação Fiscal, tecnologia e deficiência visual; eleição dos Conselhos Escolares – eleição em data única para todas as escolas; início da construção da Política Municipal de Educação Ambiental – Participação da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes e visita ao Núcleo de Educação Ambiental; projetos em andamento: Você Quer? Você pode!, Criança Segura e Boa Energia nas Escolas; e conclusão da formação “Práticas de Gestão Escolar”, ministrada pela Fundação Vanzolini.

Oferta de aulas em 22 modalidades no Parque da Cidade, atendendo mais de 1,5 mil pessoas, principalmente jovens com menos de 30 anos e frequentadores da terceira idade.

Realização de dois passeios ciclísticos, incentivando a prática de esportes e qualidade de vida da população.

Realização de duas edições do Festival do Parque da Cidade para idosos e seleção de atletas para participação no Jori. As duas edições reuniram, ao todo, 180 idosos

Realização de jogos da Copa São Paulo de Juniores.

Realização de 16 eventos nos primeiros 100 dias de governo, como Clínica de Férias de Basquete, Saúde no Parque, Campeonato Paulista de Futebol para Amputados, Festival de Dança, entre outros

Promoção da abertura do Campeonato Paulista de Futebol para Amputados no Parque da Cidade

Implantação de novos serviços online, como 2ª via da Taxa de Licença, consulta de débitos, pedido, alteração e cancelamento de registro, Certidão Negativa de Débitos e guia do ISS para construção.

Elaboração de projeto de lei para regularização de construções, em conjunto com a Secretaria de Planejamento; elaboração de projeto de lei para criação do Programa de Parcelamento Incentivado; revisão da Planta Genérica de Valores de IPTU

X-Salada Solidário – Parceria com a Lanchonete CQ Sabe, onde uma vez por mês, às quartas-feiras, a venda de todo o X-salada será revertido para uma ação social. Iniciamos em fevereiro de 2017 e as datas estão fechadas até o final de dezembro de 2017.

Show do Padre Alessandro – Realizado no dia 19 de março, no Theatro Vasques, teve toda a arrecadação destinada ao Fundo Social, e teremos mais durante o ano. Presença de 300 pessoas e arrecadação de R$ 9 mil na primeira edição. Valor totalmente doado ao Fundo Social.

Dia Internacional da Mulher – Em parceria com a Vult, o Fundo Social ofereceu curso de maquiagem para 126 servidoras municipais, durante os quatro finais de semana do mês de março (30 em cada turma), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Ação com os idosos da Casa São Vicente de Paulo, onde tiveram uma tarde com ações de beleza, café da tarde e inauguração de uma horta. Já no dia 15, as ações foram realizadas no Ginásio Paulo Kobayashi. Os alunos e professores do Crescer foram responsáveis pelos serviços na área de beleza.

Início de Cursos de Mãos na Massa e Polo de Beleza – Turmas Mãos na Massa, Corte Costura, Maquiagem e Manicure e Pedicure. Neste ano, 100 pessoas estão frequentando as aulas. Desde 2009, 1.619 pessoas já se formaram

Lançamento da Campanha do Agasalho – Teve início no dia 05/04/2017 e termina em 27/07/2017.

Lançamento do programa Bairro Feliz, oferecendo 50 serviços à população e lazer para as crianças. No total, mais de 4 mil pessoas foram atendidas até agora nos bairros Parque Olímpico, Jardim Piatã e Taboão. Antes eram 20 serviços oferecidos

Lançamento da Carta de Serviços e do novo portal da Prefeitura, que disponibiliza 540 serviços e dados sobre 470 equipamentos da Prefeitura, facilitando o dia a dia do cidadão e dando mais transparência à administração municipal. Em 100 dias de funcionamento, o portal obteve mais de 1,5 milhão de visualizações.

Criação do programa Ouvidoria Móvel. Programa oferece à população a possibilidade de avaliar os serviços públicos nos equipamentos municipais da cidade. Atuação na UPA Oropó, PAC Braz Cubas, Cras Cezar de Souza e no Bairro Feliz do Parque Olímpico, Jardim Piatã e Taboão.

Curso de capacitação para os secretários em planejamento estratégico, em parceria com o Sebrae, buscando eficiência e melhoria nos modelos de gestão.

Formalização de convênio com o Banco do Brasil para a implantação de pregão eletrônico, o que amplia a participação de empresas de todo o país no certame, pois só existia antes a modalidade presencial.

Estímulo ao desenvolvimento de capacitações e cursos de formação para servidores municipais de diversas secretarias: 1.092 funcionários capacitados em 2017, por meio da Escola de Governo e Gestão.

Sistematização dos processos de trabalho da secretaria, com a criação de roteiros e manuais analíticos de cada departamento (em finalização).

Programa Municipal de Desburocratização, com otimização de procedimentos administrativos internos, eliminação de etapas do processo administrativo em todas as divisões da Secretaria de Governo e padronização da redação oficial.

Pavimentação do Residencial Itapeti

Implantação de infraestrutura na Av. Kaoru Hiramatsu (2ª etapa)

Fornecimento e montagem de reservatório metálico parafusado para armazenamento de água potável na Vila Moraes

4.165 ordens de serviços executadas na área de iluminação pública, dentre as 4.300 solicitações recebidas nos meses de janeiro a março deste ano, o que representa uma eficiência de 96,86%. Deste total de serviços executados, 1.898 são de troca de lâmpadas queimadas. Foram instaladas 72 luminárias novas instaladas. Mogi possui 43.160 lâmpadas aproximadamente.

Projeto de Urbanização de Jundiapeba – Previsão de conclusão do Projeto de Urbanização de Jundiapeba desenvolvido pela empresa contratada com recursos do Ministério das Cidades no primeiro semestre de 2017. Reunião com moradores para discussão dos projetos foi realizada em 24 de março

Projeto Básico do Corredor de Ônibus Municipal – Trecho Nordeste (Em andamento) – previsão de conclusão no primeiro semestre de 2017 o Projeto Básico do Corredor de Ônibus Municipal - Trecho Nordeste, desenvolvido pela empresa contratada com recursos oriundos do Ministério das Cidades.

Revisão do Plano Diretor do Município – Plano de Trabalho para a revisão do Plano Diretor do Município de Mogi das Cruzes 2016-2026, objetivando as etapas de: Oficinas de Capacitação e Estudos Técnicos, Levantamento e Atualização de Dados, Análise Integrada das Demandas e Alterações, Elaboração do Diagnóstico, Elaboração das Propostas de Diretrizes, Elaboração de Plano de Ação e Investimentos, Construção do Texto Legislativo; Elaboração e Aprovação do Documento Final da RPD, Realização de Audiências Públicas.

Início do Mutirão de Oftalmologia "Um Novo Olhar" em parceria com a Santa Casa para a oferta de 5 mil consultas e 500 cirurgias de catarata. Objetivo é zerar a fila de espera por cirurgias de catarata e consultas oftalmológicas.

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti: divulgação do novo Índice de Densidade Larvária, com redução de 1,8 (janeiro/2016) para 1,1 (janeiro/2017)

Início das cirurgias de laqueadura e vasectomia no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes até então ofertadas somente pelo Governo do Estado fora da cidade.

Recebimento do prêmio "2020 Challenge Climate Champion Awards 2016" pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, o único do Brasil com atendimento 100% SUS entre os premiados. Outros vencedores brasileiros foram Sírio-Libanês, Albert Einstein, São Luiz e a organização social SPDM (Associação para o Desenvolvimento da Medicina).

Programa Jogue Certo: aumento de 6 para 9 unidades que funcionam como pontos de descarte de medicamentos vencidos ou sem uso em poder da população.

Racionalização e maior facilidade de acesso ao serviço de Registro de Animais Domésticos (RAD) e da atividade educativa para castração, que desde abril acontece às sextas-feiras no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Primeiro encontro reuniu 80 pessoas.

Reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa, para solicitar melhorias na segurança pública da cidade e ampliação dos efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Criação de equipe especializada na identificação e combate a ocupações irregulares. Foram demolidas 24 construções e retirados 15 mil metros quadrados de demarcações de áreas públicas e de proteção. As ações aconteceram no Jardim Piatã, Jardim Aeroporto III, Vila Estação e Braz Cubas

Ampliação das ações de combate ao comércio irregular em locais de grande movimentação, como a região central.

Apreensão de produtos irregulares: 6.328 mídias (CDs e DVDs) e 1.251 produtos diversos (água, frutas, verduras, relógio, cintos, carteiras, entre outros).

Entre janeiro e março o Departamento de Fiscalização emitiu 1.385 notificações e 143 multas, de temas como limpeza de terrenos, construção de muros e calçadas, Lei do Silêncio, Lei Seca, pichações, entre outras.

Cuida+Mogi – Raspagem de mato, poda de grama e árvores, tapa buraco, limpeza de guias e sarjetas, além de bocas de lobo, varrição, pintura de guias, reparo em estrutura pública. Foram atendidos bairros em todas as regiões da cidade, totalizando cerca de 83 mil moradores beneficiados, desde a região central até os bairros mais distantes.

Tapa-Buracos – Conservação das ruas da cidade, proporcionando segurança e bem-estar aos cidadãos. Foram executados 9.024 tapa-buracos no período por toda a extensão da cidade. Em 2016, neste mesmo período de 100 dias, foram 3,2 mil buracos tapados.

Ampliação da varrição de ruas – A meta de realização de 330 mil metros de varrição foi superada. Serviços executados nos bairros Jardim Santa Tereza, Cj. Do Bosque, Vila Industrial, Jd. Araci e Itapety, totalizaram 408 mil metros de varrição.

Pintura de Guias – Pintura de guias nas vias José Bonifácio, Vol. Fernando Pinheiro Franco, Fernando Costa, Ipiranga, 1º de Setembro e todos os bairros atendidos pelo Programa Cuida+Mogi, desde a área central até os locais mais distantes, além das principais entradas da cidade.

Entradas da cidade – Serviços de limpeza, varrição, capinação e pinturas de guias e sarjetas nos acessos das estradas Mogi-Guararema, Mogi-Bertioga, Mogi-Suzano, Mogi-Dutra e, em abril, Mogi-Salesópolis.

Nivelamento e recuperação das estradas vicinais – Recuperação de 62,5 quilômetros de estradas vicinais, ou seja, 1.953 metros por dia executados nos bairros Cocuera, Vila Moraes, Taiçupeba, Quatinga, Beija-Flor e Taboão. Em 2016, neste mesmo período, foram 18 km.

Descentralização de serviços de cada secretaria na zeladoria de suas unidades – Criação de equipes iniciais para Assistência Social, Cultura e Verde e Meio Ambiente proporcionando agilidade dos serviços prestados. Ação inclui o trabalho das equipes fixas nos parques Centenário, Leon Feffer, cemitérios e terminais de ônibus.

Ampliação das equipes das Regionais (varredores e roçadores) – Aumento de 50% da capacidade de execução dos trabalhos das Regionais no que se refere a varrição e roçada, enviando mais roçadores e varredores

Capacitações para os servidores – Capacitação de servidores com os cursos de informática básica e avançada, na Escola de Governo, palestra programada para os motoristas sobre direção defensiva e cuidados com o veículo, entre outros. Parceria com a Coordenadoria de RH e SME, em andamento, para projeto de incentivo ao retorno aos estudos para os colaboradores que não finalizaram o ensino fundamental, curso sobre segurança do trabalho e desenvolvimento de liderança através de coaching e palestras motivacionais.

Instalação de semáforo inteligente no cruzamento das avenidas Japão e Kaoru Hiramatsu, melhorando a segurança viária.

Administração do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone e preparação de novo edital de concorrência, exigindo melhorias para o local.

12.783 metros quadrados de pintura de solo, com prioridade para vias arteriais, locais de grande circulação de pessoas, escolas, unidades de saúde, além do Cuida+Mogi.

391 serviços de sinalização vertical, entre lavagem, manutenção e implantação de placas de trânsito.

134 serviços em semáforos.

46 escolas beneficiadas com revitalização de sinalização em seu entorno.

Atendimento a 700 crianças na Escola de Trânsito Mirim do programa Bairro Feliz

Início das obras de modernização e ampliação do abastecimento de água no Jardim Bela Vista (Cezar de Souza) – Instalação de um novo reservatório e substituição da caixa d’água de 20 mil litros por outra de 50 mil litros; e construção de estação de bombeamento de água tratada.

Ampliação da coleta de esgoto na Vila São Sebastião – Foram implantados 576 metros de rede nas Ruas José Oswaldo Jardim de Azevedo e Virgilio Padovani. As tubulações atendem 82 residências (320 pessoas, em média). A autarquia também interligou dois coletores-tronco, o que beneficia uma área onde vivem 4.650 pessoas, em que o esgoto era coletado, porém sem tratamento. Com a obra, cerca de 540 mil litros de esgoto deixaram de ser lançados diariamente no Córrego do Gregório.

Início das obras de reforma e readequação de estações elevatórias (bombeamento) de esgoto: Estações Dolores de Aquino (Jundiapeba), Bambuzal (Conjunto Toyama 2) e Oceania (Jardim Aeroporto 2) – Com a modernização, a autarquia ampliará em mais de 70% a capacidade de bombeamento das unidades e envio de efluentes para tratamento. Em todas elas, haverá readequações estruturais, obras civis e melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico e mecânico e construção de novas linhas de recalque. As estações elevatórias são estruturas importantes dentro do sistema de esgotamento sanitário. Elas fazem o bombeamento de esgoto de redes profundas para um nível mais alto. Já a linha de recalque é a tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até uma unidade de tratamento.

Com as mudanças que serão feitas, considerando as três estações, a capacidade de atendimento passará dos atuais 52 mil moradores para 90 mil habitantes (aumento de 73%) no distrito de Jundiapeba, Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont, Jardim Layr, Vila Nova União, Cocuera e Conjunto Toyama. Já a vazão de esgoto aumentará de 349 mil litros por hora para 600 mil litros por hora. Um crescimento de 71,9%.

Adutora do Jardim São Pedro e Sabaúna – Liga o reservatório da Vila Nova Aparecida, no distrito de Cezar de Souza, ao distrito de Sabaúna, atendendo 13 mil pessoas, em três bairros (Conjunto Jefferson, Vila Andrade e Vila Mathias). Os serviços foram concluídos em janeiro deste ano. Sabaúna era abastecido por um sistema próprio de captação e tratamento de água, uma estrutura antiga, inaugurada nos anos 70 e que apresentava dificuldades operacionais em períodos de estiagem, quando a disponibilidade de água é menor.

Modernização do tratamento de água do Semae com a primeira etapa da reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro – A fase inicial consiste na construção de seis filtros e reforma dos outros seis que já são utilizados, melhorando a qualidade da água distribuída à população. Com a modernização, além da melhoria na qualidade da água, a estação também ficará pronta para uma futura ampliação da capacidade de tratamento (dos atuais 900 litros por segundo para 1.200 litros por segundo). A previsão é de que as obras, que começaram em dezembro de 2016, sejam concluídas em 20 meses. Posteriormente, a modernização terá outras duas etapas. A segunda será a construção de uma unidade de tratamento de resíduos e a terceira, um novo conjunto de floculadores, que são equipamentos que agitam a água e onde (com a adição de produtos químicos) se formam flóculos que carregam a sujeira para ser separada.

População beneficiada: 215 mil pessoas, já que a ETA Centro fornece água para aproximadamente 50% dos habitantes de Mogi. Outros 35% são comprados da Sabesp, 12% são pela ETA Leste e 3% são sistemas isolados (poços artesianos)

Início da instalação de um gerador de dióxido de cloro na Estação de Captação e Recalque 2 (ECR-2), no Rio Tietê – O Semae iniciou em março de 2017 a instalação de um sistema de dióxido de cloro na estação de captação de água do Rio Tietê, no Cocuera. Com o novo sistema, a autarquia estará preparada para evitar que eventuais aumentos na concentração de manganês no rio interfiram na coloração da água.

População beneficiada: 267 mil pessoas, já que a ECR-2 fornece água para as Estações de Tratamento Centro (50%) e Leste (12%), totalizando 62% dos habitantes de Mogi das Cruzes.

Avanço de 10 posições no Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil, passando do 39º para o 29º lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras (dados de 2015) – Mogi das Cruzes avançou dez posições no Ranking de Saneamento das 100 maiores cidades brasileiras, elaborado pelo Instituto Trata Brasil e divulgado nesta semana. O município subiu do 39º lugar no ano passado (com dados relativos a 2014) para o 29º em 2017 (dados de 2015), registrando indicadores melhores que 21 capitais, como Belo Horizonte (31ª posição), Vitória (39ª) e Florianópolis (49ª). Das 28 cidades que ficaram à frente de Mogi, 11 contam com sistema próprio de saneamento, ou seja: o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) ficou em 12º lugar no País. O crescimento no índice de tratamento de esgoto em Mogi, que no período analisado passou de 56,39% em 2014 para 60,93% em 2015, foi um dos responsáveis pelo avanço da cidade no ranking 2017.

Fornecimento e montagem de reservatório metálico para armazenamento de água na Vila Moraes. O Centro de Reservação da Vila Moraes será um sistema de abastecimento de água tratada composto por um reservatório com capacidade para 8 milhões de litros, que em volume será o terceiro maior reservatório da cidade e o segundo entre as estruturas próprias do Semae. Serviço será iniciado neste ano. O sistema terá ainda uma estação de bombeamento e uma adutora de 5.170 metros lineares de extensão para transferência de água do reservatório da Vila Natal (o maior do Semae) até o centro de reservação. A população atendida será de 68 mil pessoas, em 27 bairros.

Eliminação de todas as ordens de serviço em papel no Departamento Comercial – Tudo agora é feito online, o que reduziu em 50%, em média, o tempo para cada atividade, além da economia de recursos. Um processo de revisão de conta, que antes demorava de 10 a 15 minutos, hoje é feito de 1 a 5 minutos. Alteração de cadastro: antes durava de 5 a 10 minutos, atualmente é feito de 1 a 5 minutos. Cada processo de revisão custava, anteriormente R$ 86,60 quando deferido e R$ 96,98 quando indeferido. Atualmente, custa R$ 22,79 em ambas as situações.

Ampliação das visitas monitoradas ao Parque Municipal, que passaram a ser feitas a cada 15 dias. Antes eram apenas uma vez por mês. Foram realizadas três visitas, com 300 pessoas no total.

Instalação do Jardim Sensorial no Parque Centenário

Visita de 62 idosos ao Parque Municipal Natural em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).